A empresa Equipav S/A – Pavimentação, Engenharia e Comércio apresentou a melhor proposta financeira na licitação do Projeto PPP Rodovia MG-050. As propostas foram abertas nesta quarta-feira (13), no auditório do DER-MG (foto). A ordem de classificação teve como critério o menor valor solicitado pelas empresas dentro do limite de R$ 35 milhões/ano que será pago pelo Estado como contrapartida para a recuperação e administração da rodovia durante 25 anos. A Equipav obteve a primeira colocação com a proposta de R$ 658.333,33 mensais, o equivalente a R$ 7,89 milhões/ano. Além da Equipav S/A, quatro consórcios participaram da licitação. A segunda proposta é a do consórcio Constran -Schahin-Mairengineering, com R$ 1.665.835,33 mensais (R$19,9 milhões/ano). A terceira proposta foi a do Consórcio BR-Vias com R$ 1.916.833,33 (R$ 23 mihões/ano), seguida pela do Consórcio Cowan-OHL Brasil-Barbosa Mello com R$ 2.770.000 (R$ 33,2 milhões/ano) e do consórcio Construcap -Ferreira Guedes com a proposta de R$ 2.916.666,67 (R$ 35 milhões/ano). Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Wilson Nélio Brumer, a participação de cinco consórcios nesse processo mostra que as PPPs são alternativas para serem utilizadas na infra-estrutura. “Minas Gerais mostrou que o sistema de garantias foi bem aceito”, acrescentou. Segundo ele, após a conclusão do processo da MG-050, outros projetos terão andamento em Minas. O secretário disse que a próxima proposta a ser levada ao Conselho Gestor das Parcerias Público-privadas será o da contratação de três mil vagas prisionais no Estado. Próximos passos Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão de Licitação, que vai analisar os valores apresentados pelas empresas para verificar se os mesmos são compatíveis com as exigências do edital. A partir dessa análise, será conhecido o vencedor da disputa. O gerente de engenharia da Equipav S/A, José Roberto Ometo, afirmou que “a proposta da empresa foi feita em bases concretas e dentro do contexto do processo licitatório”. Ele disse ainda estar confiante quanto à vitória na disputa. A Equipav S/A faz parte de grupo empresarial de São Paulo que também atua em setores como energia, açúcar e álcool e construção pesada. A empresa possui duas concessões de rodovias, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Projeto PPP MG-050 O projeto de recuperação da rodovia MG-050, que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à divisa com o estado de São Paulo, é o primeiro modelo de Parceria Público-privada (PPP) do Brasil no setor rodoviário. O projeto prevê investimento de R$ 320 milhões nos primeiros cinco anos e um investimento total de investimento total de R$ 645 milhões ao longo de 25 anos. A rodovia tem 372 Km de extensão e atende diretamente a 50 municípios que abrigam 7,4% da população do Estado. A modelagem da PPP para a MG-050 vai combinar a cobrança de pedágio com contraprestação pública. A cobrança de pedágio irá ocorrer somente depois de finalizada a recuperação funcional da rodovia, prevista para o 13º mês do contrato. Estão previstas seis praças de pedágio, valor de R$ 3,00 em cada uma. A contraprestação pública máxima seria de R$ 35 milhões anuais. Participantes do Processo de Licitação do Projeto PPP Rodovia MG-050: - Equipav S/A – Pavimentação, Engenharia e Comércio - Consórcios: - BRVias MG050: constituído pelas empresas: Splice do Brasil Telecomunicações e Eletrônica S/A, Aeropar Participações S/A e Bolognesei Engenharia Ltda - Cowan-OHL Brasil-Barbosa Mello, constituído pelas empresas: Construtora Cowan S/A, OHL-Obrascon Huarte Lain Brasil S.A, Construtora Barbosa Mello S/A - Construcap-Ferreira Guedes, constituído pelas empresas Construcap-CCPS Engenharia e Comércio S.A e Construtora Ferreira Guedes S/A - Constran-Schahin-Mairengineering, constituído pelas empresas:Constran S/A – Construções e Comércio, Schahin Engenharia S/A e Mairengineering do Brasil Construção e Administração de Projetos Ltda.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (14/12/06)