O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) construiu, em nove dias, uma passagem provisória nas proximidades da cidade de Santa Maria do Salto, no Vale do Jequitinhonha, que ficou isolada e sem alternativas de acesso terrestre com o rompimento de um bueiro, no km 3, da LMG-642. A liberação do tráfego no local ocorreu no início da noite da última terça-feira (6/12).

O problema aconteceu na madrugada do último dia 28, quando a região de Santa Maria do Salto registrou 84 milímetros de chuvas em pouco mais de três horas. O rompimento do bueiro causou uma erosão de seis metros de largura com cinco metros de profundidade, que cortou as duas faixas de tráfego.

Para liberar o tráfego no local, a equipe do DER-MG construiu uma ponte provisória, com vigas metálicas e estrutura de madeira. A passagem neste ponto está restrita a veículos de passeio e caminhonetes transportando até quatro toneladas. Uma sinalização de advertência foi implantada para proibir a passagem de caminhões e ônibus sobre a ponte provisória.

O Departamento já executou um projeto de engenharia para o local e foi apontada como solução a implantação de um bueiro de estrutura metálica, que será aterrado e depois receberá camada de asfalto e sinalização vertical e horizontal.

A previsão é que a obra definitiva, fique pronta em, aproximadamente, 45 dias, a depender das condições climáticas favoráveis.