O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Paiva, esteve ontem (6) na Fiemg para ouvir dos empresários mineiros sugestões para melhorar o sistema de transportes em Minas Gerais. Os gargalos apontados pelo setor produtivo vão servir de base para que o governo possa aprimorar o seu Plano Estadual de Logística de Transporte. “O principal objetivo é aumentar a competitividade da economia mineira melhorando a eficiência e reduzindo o tempo e o custo do transporte”, ressaltou o secretário. Outro foco do plano do governo, de acordo com Paiva, é aprimorar a integração de Minas com outros estados e entre os municípios e regiões. “Uma das metas do governador Aécio Neves é a construção de 5,7 mil quilômetros de estradas nos próximos anos”, reforçou.Paulo Paiva destacou ainda a importância de aumentar a segurança do transporte, especialmente na malha rodoviária que atravessa o estado. Para que o governo possa ter autonomia para viabilizar os investimentos que são necessários, entretanto, o secretário enfatizou a necessidade de estadualizar as rodovias. “As decisões precisam ser tomadas por quem utiliza e está perto das estradas. Hoje, 70% do fluxo rodoviário de Minas é feito sob a jurisdição federal”, afirmou. A reunião na Fiemg foi transmitida para todas as regionais da entidade no interior, e contou com a participação dos empresários locais, por meio de videoconferência. O presidente da Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, fez um balanço do estado de conservação de rodovias como a BR 354, principal via de escoamento para a região. “O Alto Paranaíba é forte na produção agrícola de baixo valor agregado, com comercialização em escala, e por isso é muito dependente da logística de transporte”, afirmou ele. Já os empresários da Regional Vale do Rio Grande reivindicaram a duplicação da BR 262, adequação da ferrovia Belo Horizonte-Vitória e a integração do Triângulo Mineiro à hidrovia Paraná-Tietê. Eles sugeriram a ratificação de um convênio entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) como forma de agilizar os serviços de manutenção da malha rodoviária no estado.Para o João Ricardo Lapraia, presidente do Conselho de Infra-estrutura e privatização da Fiemg, as principais demandas e sugestões apresentadas pelos empresários se referem, sobretudo, à melhoria das estradas e a integração dos modais de transportes – ferroviário e hidroviário. “A grande contribuição da Fiemg para o Programa Estadual Logística de Transportes (Pelt) é apontar as prioridades da indústria e os trechos mais significativos que necessitam de intervenções, conclui”.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (07/12/06)