O Secretário de Transportes e de Obras Públicas, Paulo Paiva, visitou hoje, quinta-feira, dia 20, as obras da Linha Verde e anunciou que até o final de maio fica pronto o primeiro trecho da duplicação da via – do aeroporto até o trevo de Lagoa Santa. Ele estava acompanhado do Secretário Adjunto, Fernando Jannotti, do diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem (DER/MG), José Élcio Monteze, e do grupo técnico do DER. A Linha Verde, o maior conjunto de obras viárias na região metropolitana de Belo Horizonte das últimas décadas, é uma via de trânsito rápido que irá ligar o centro da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, com investimentos de cerca de R$ 260 milhões, totalmente assegurados pelo governo de Minas Gerais. Boulevard Arrudas: nova paisagem no centroA visita começou pelo Boulevard Arrudas, inicio da via no centro de BH. Nesse trecho, além da recuperação arquitetônica e paisagística da Praça Rui Barbosa, está sendo feita a cobertura do Ribeirão Arrudas numa extensão de 1,4 km. Até agora, já foram colocadas 239 vigas de concreto sobre o ribeirão, do total de 610. Cada viga pesa cerca de 30 t e os trabalhos são feitos aos sábados para não causar transtorno ao trânsito. Sobre vigas é feita a concretagem e a cobertura do ribeirão vai dar lugar a pistas mais largas para o tráfego, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico, além de ciclovia no trecho entre a alameda Ezequiel Dias e o viaduto Santa Tereza.Cristiano Machado: intervenções para melhoria do acessoDepois do Túnel da Lagoinha, o grupo chegou à avenida Cristiano Machado, principal acesso à região Norte da cidade, com 12 km de extensão. Nesse trecho, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Paiva, inspecionou as obras do viaduto duplo sobre a rua Jacuí e a avenida Silviano Brandão, com uma extensão de 470 metros e três faixas em cada pista. No local, as estacas do viaduto já estão sendo escavadas e concretadas. De um total de 160, 53 estacas já estão prontas. No cruzamento com a avenida José Cândido da Silveira, o secretário foi informado de que, no local, serão feitos dois viadutos e uma trincheira com duas faixas, eliminando as interseções das avenidas. Um dos viadutos sobre a Cristiano Machado vai ligar os bairros Cidade Nova e Silveira com os bairros à leste da avenida, atendendo reivindicações da comunidade. Nesse trecho, estão sendo feitos os desvios de tráfego para o início das obras de fundação dos viadutos. Outra obra da Linha Verde que vai atender a comunidade é um viaduto em forma de “y” que dará continuidade à avenida Bernardo Vasconcelos. Uma das alças passará sobre as pistas da Cristiano Machado, atingindo o passeio da avenida no sentido centro/bairro. A segunda vai ligar a Bernardo Vasconcelos diretamente com a pista central e facilitar o acesso em direção ao Anel Rodoviário e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Logo depois, o traçado da Linha Verde prevê que o cruzamento da Cristiano Machado com o Anel Rodoviário será deslocado para oeste, próximo ao local da atual travessia da canalização do córrego Cachoeirinha sob o Anel Rodoviário. Nesse ponto, estão sendo feitas as desapropriações e remoções dos moradores das vilas para dar início às obras de construção de novas travessias que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem sinais, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário. Para esta interseção foram definidas oito obras de artes especiais, incluindo quatro viadutos de travessia do Anel Rodoviário sobre a avenida Cristiano Machado e mais outros quatro previstos. Na interseção com a avenida Sebastião de Brito, o local será revitalizado e receberá duas pistas de tráfego e passeios laterais. Nesse ponto, já começaram as obras do canteiro central, no lugar da pista exclusiva de ônibus, e de duas pistas mais largas para tráfego misto. Na interseção com a avenida Waldomiro Lobo, o atual cruzamento com sinal será mantido, com pequenas adequações e revitalização do local. Nesse ponto, a base de pavimentação do canteiro central já está sendo implementada e as obras de terraplenagem estão concluídas. A avenida Cristiano Machado terá quatro faixas de tráfego em cada sentido, enquanto a Waldomiro Lobo terá duas, além de passeio externo. Na avenida Cristiano Machado serão construídas seis novas passarelas para pedestres. MG 010: segurança e tráfego sem restriçãoDepois da Cristiano Machado, o secretário Paulo Paiva visitou as obras da Linha Verde na MG 010, rodovia que segue até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, numa extensão de 22 km. As obras começaram no sentido inverso da rodovia, ou seja, do aeroporto para o centro de BH. A MG 010 está sendo duplicada e o tráfego será feito sem restrição e utilizando as mais modernas soluções de engenharia e segurança. As obras constam de construções de nove passarelas para pedestres, passagens inferiores e superiores, viadutos, ponte, vias marginais e o futuro posto da Polícia Rodoviária Estadual. No Distrito Industrial de Vespasiano, já começaram as obras do viaduto e a duplicação da ponte sobre o ribeirão da Mata. A pista dupla que começa no aeroporto já está toda asfaltada até o Distrito Industrial de Lagoa Santa, numa extensão de 3,5 km. Até o trevo para Vespasiano, a pista já está toda pavimentada. Três das nove passarelas para pedestres deverão ficar prontas até o final deste mês. Ao final da visita, o secretário Paulo Paiva destacou que a Linha Verde está bem adiantada em alguns pontos e que ele que vai continuar acompanhando o andamento dos trabalhos com o objetivo de que o cronograma seja cumprido e a obra completa fique pronta até o final do ano. Para ele, “a Linha Verde, além de melhorar o acesso ao aeroporto Internacional Tancredo Neves, tem grande impacto na geração de empregos e de renda, na atração de investimentos para a região norte e para a melhoria da qualidade de vida da população da região metropolitana de Belo Horizonte”.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (20/04/05)