Os investimentos feitos pelo governo de Minas na infra-estrutura rodoviária e urbana do Estado já começam a ter seus efeitos positivos sentidos com uma expressiva redução de ocorrências no período de chuvas, segundo constatação dos membros do Grupo de Gestão Executiva e de Mobilização do Plano de Prevenção de Chuvas, reunidos hoje (15/02 ) na Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.Segundo o Secretário Agostinho Patrús, além dos programas de recuperação das rodovias estaduais- ProMG, que já abrange 75 % de toda a malha estadual, outros programas, como o ProAcesso e o Programa de apoio aos municípios, contribuíram para a prevenção dos efeitos das chuvas nas rodovias. “ Embora com menor intensidade, o período chuvoso deste ano exigiu da Secretaria de Transportes e Obras, um esforço emergencial menor dos que nos anos anteriores. Isto é o reflexo do trabalho rotineiro que o governo de Minas vem fazendo na malha rodoviária Estadual.Segundo o coordenador do Grupo de Gestão Executiva e de Mobilização do Plano de Prevenção de Chuvas, engenheiro Fernando Antônio Jannotti, este ano foram assinados 848 convênios com prefeituras municipais, objetivando a melhoria da infra-estrutura urbana, o que vem contribuir para reduzir os efeitos das chuvas na infra-estrutura urbana. Fernando Jannotti revelou que através destes convênios foram construídas mais de 1500 pontes, sejam através de vigas metálicas ou tubulões Armco. O secretário Agostinho Patrús disse que até o final deste ano toda a malha rodoviária estadual estará recuperada, através do Pro-MGAgostinho Patrús destacou ainda a importância do programa de aquisição de patrulhas mecanizadas pelos municípios no processo de controle dos efeitos das chuvas nas rodovias. “Foram mais de 700 máquinas já adquiridas pelas prefeituras que estarão atuando na melhoria da infra-estrutura urbana e rodoviária”; salientou o Secretário de Transportes e Obras do Estado.Agostinho Patrús solicitou ao representante do Dnit um empenho na melhoria das condições do anel rodoviário de Belo Horizonte , bem como das rodovias federais que cortam o estado. “Apesar das críticas quanto ao momento da realização das medidas emergências temos que reconhecer a importância e a necessidade desta operação-tapa-buracos que está sendo feita pelo governo Federal, como forma de melhorar as condições das rodovias Federais”; concluiu.FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (15/02/06)