Foto: Wellington Pedro

O Governo de Minas Gerais conclui, na próxima sexta feira ( 03/02) a etapa de autorização para a elaboração dos projetos de engenharia dos trechos rodoviários incluídos na terceira etapa do ProAcesso, programa implementado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) para asfaltar as ligações e acessos dos 224 municípios mineiros que ainda não possuem esse benefício. Na próxima sexta-feira (3), nas cidades de Governador Valadares e Juiz de Fora, serão assinadas mais 54 autorizações para projetos de engenharia, totalizando 109 trechos. Na última sexta-feira (27), o secretário Agostinho Patrús, titular da Setop, visitou as cidades de Almenara, Unaí e Montes Claros para a assinatura das autorizações de licitação dos projetos de engenharia de 55 trechos localizados no Vale do Jequitinhonha e nas regiões Norte e Noroeste, no total de 2.057 quilômetros. O programa beneficiará diretamente 316 mil pessoas em 55 municípios. Na próxima sexta-feira (3), nas cidades de Governador Valadares e Juiz de Fora, serão assinadas mais 54 autorizações para projetos de engenharia, totalizando 109 trechos. O asfalto de várias estradas no Vale do Jequitinhonha transformará uma das regiões mais pobres do País. “O Jequitinhonha deixará de ser o Vale da miséria e será conhecido como o Vale da glória”, afirma Pedro Carlos Santos, prefeito de Bandeira, cidade distante 790 de Belo Horizonte. Para percorrer os 52 quilômetros até Almenara, os moradores de Bandeira gastam, em média, duas horas. A viagem por uma estrada de terra empoeirada lembra uma prova do Rally dos Sertões – principal competição off-road do automobilismo na América Latina, realizada por estradas do interior do Brasil. E para chegar a Belo Horizonte, o morador de Bandeira viaja 14 horas. “É um desejo aguardado há pelo menos 50 anos, desde os tempos do governador Juscelino Kubitschek”, diz o prefeito Pedro Carlos. Além de proporcionar melhores condições de vida para a população daquela região, conforto e segurança nas viagens pelas estradas, o Proacesso promoverá maior integração de vários municípios mineiros. “O asfaltamento dos 61 quilômetros até o entroncamento de Almenara vai ampliar o intercâmbio comercial e aquecer a economia das duas cidades”, enfatiza o secretário de Fazenda de Mata Verde, José Martins de Oliveira Neto. “O asfalto também vai atrair investimentos para a cidade. Isso significa mais empregos, mais arrecadação para o município e mais benefícios para a população”, diz o secretário José Martins. Atualmente, a viagem de três horas e meia até Almenara exige paciência e disposição das pessoas. Por isso, a maioria dos 7.855 habitantes da cidade mantém mais contato com Vitória da Conquista, município baiano distante 135 quilômetros, por estrada pavimentada e que são percorridos em duas horas. Para vir a Belo Horizonte, distante 821 quilômetros, os moradores de Mata Verde preferem seguir até Vitória da Conquista e pegar o ônibus para a capital, a enfrentar a empoeirada estrada até Almenara.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (30/01/06)