O Governo de Minas, por meio Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), tem reforçado as ações de revitalização nas rodovias do Vale do Mucuri e do Sul de Minas. O objetivo é proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam pela malha rodoviária estadual.

Na última semana, o departamento finalizou mais uma obra de revitalização da sinalização horizontal e vertical nos quase 30 km de extensão da rodovia CMG-342, entre o entrocamento da MG-211 e a BR-116, em Catuji. O trecho ganhou novas faixas de eixo central e bordos laterais da pista, capina, roçada, limpeza de dispositivos de drenagem, caiação e 70 novas placas educativas e de advertências.

Para o coordenador Regional do DER-MG em Teófilo Otoni, Juliano Esteves Barbosa, uma boa sinalização ajuda os motoristas, principalmente no período noturno e chuvoso. “Ela orienta os condutores a seguirem pela rota correta, evitando acidentes e salvando vidas”, destaca.

Ele ressalta, ainda, que a CMG-342 é um trecho muito sinuoso e, por esse motivo, tem recebido constantemente serviços de manutenção. A rodovia é uma das principais rotas de acesso à BR-116, importante corredor de escoamento de produtos como o eucalipto e o granito, que abastecem os grandes centros consumidores de Minas Gerais.

Trechos não pavimentados

As rodovias não pavimentadas do Mucuri também passaram por melhorias. Os 19 quilômetros da MG-412, entre Ataléia e a divisa de Minas e Espírito Santo, passaram por serviços de patrolamento e, nesta semana, o encascalhamento da pista foi iniciado. Outro trecho de 32 km na LMG-718 também foi patrolado e recebeu encascalhamento em pontos críticos.

Sul de Minas

No início deste mês, o DER-MG também concluiu os serviços de revitalização da sinalização horizontal da MG-446, no trecho de 33 km que liga os municípios de Nova Resende e Muzambinho, no Sul de Minas.

Os trabalhos de pintura das faixas no eixo e bordos da rodovia foram feitos em, aproximadamente, 15 dias e contemplaram, também, o trevo de acesso para a LMG-847, sentido Juruaia e São Pedro da União.

“A MG-446 recebe, justamente nesta época do ano, um fluxo mais intenso de caminhões e tratores para a colheita de café, que é muito cultivado na região. Então, além de reforçarmos a segurança viária de uma forma geral, garantiremos, também, melhor trafegabilidade para os usuários da rodovia neste período sazonal”, afirmou o coordenador regional do DER-MG, em Poços de Caldas, Fernando Antônio Carneiro Ferreira.

Os serviços de manutenção e conservação na região são rotineiros e para esta semana os trabalhos de roçada, caiação e limpeza dos dispositivos de drenagem serão concentrados na MG-179, no trecho que liga Alfenas - Machado - Pouso Alegre.

Trabalho contínuo

As ações de manutenção das estradas são parte de um programa contínuo do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do DER-MG. As empresas são contratadas para cuidar, preventivamente, das vias em todo o estado, com o compromisso de mantê-las em boas condições de trafegabilidade e segurança, a partir da execução rotineira dos serviços.

O cidadão também é incentivado a indicar, por meio do aplicativo MG App, os locais em que avistar buracos na pista, placas em más condições ou qualquer outra situação que prejudique a trafegabilidade e a segurança da rodovia. É muito importante que o usuário indique local, km, trecho, municípios mais próximos ou outra referência para facilitar o deslocamento das equipes do DER-MG.

muzambinho-foto-divulgao-der-mg-2