O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concluiu os serviços de manutenção e conservação em quatro rodovias estaduais nas regiões do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. As melhorias, finalizadas entre fevereiro e março, se concentraram na MG-105, MG-406, MG-205 e LMG-682, trechos sob responsabilidade da 21ª Unidade Regional do DER-MG de Jequitinhonha.

Nas quatro estradas, foram executados serviços de patrolamento, encascalhamento de pontos críticos e controle de erosão, além de limpeza de bueiros, roçadas, execução de remendos profundos em trechos pavimentados e instalação de nova sinalização horizontal.

A MG-406, o trecho de 36,6 km de extensão entre Rio do Prado e Rubim foi um dos contemplados. O segmento, mesmo sendo em revestimento primário, é muito utilizado para o escoamento da produção agrícola dos municípios na área de influência da rodovia estadual com sentido da BR-367.

Na MG-105, em trecho também não pavimentado, foram executados patrolamento e encascalhamento de pontos críticos no percurso de 13,6 km da rodovia que liga Joaíma à Fronteira dos Vales. Na mesma rodovia, em outro ponto pavimentado com 25 km, entre o trevo do município de Jequitinhonha até Joaíma, a sinalização horizontal foi revitalizada. O trecho é uma das alternativas de ligação entre os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Na LMG-682, o trecho entre Machacalis e Águas Formosas, com 25 km de extensão, situado no Vale do Mucuri, também passou por serviços de conservação e manutenção. O percurso pavimentado recebeu serviços de remendo profundo na pista em pontos específicos da rodovia de forma descontinuada. Por fim, na MG-205, entre Felisburgo e o entroncamento para MG-105, próximo à Joaíma, a sinalização horizontal foi toda revitalizada em 29 km da rodovia.

Na avaliação do coordenador regional do DER-MG, em Jequitinhonha, Vinícius Gatti Queiroga, “as rodovias que passaram por manutenção são responsáveis por grande parte do escoamento da produção de insumos, além de ser o acesso da população rural aos serviços essenciais disponíveis em outros municípios da região, como Umburatiba, Santa Helena de Minas, Bertópolis, Machacalis e Águas Formosas”.