Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais da última quarta-feira (03/3), o Decreto Nº 48.146/2021, que dispõe sobre estratégia estadual de disseminação do Building Information Modelling (BIM) e institui seu Comitê Gestor. O objetivo é promover, por meio de um trabalho colaborativo, o desenvolvimento desta nova metodologia, utilizada mundialmente pelo setor da construção civil para planejamento e gestão de obras, otimizando tempo e elevando a qualidade dos empreendimentos.

Entre os benefícios esperados com a implantação do BIM estão: a celeridade e efetividade nos processos de concepção, contratação, elaboração, execução, fiscalização e manutenção de projetos e obras públicas; redução do número de aditivos de prazo e de valor em contratações de serviços e obras de engenharia; elevação do nível de exigência nos processos licitatórios; redução dos impactos ambientais por meio da redução de resíduos da construção civil; redução dos gastos públicos com a operação e a manutenção dos empreendimentos públicos, entre outros.

O Decreto prevê a implantação da metodologia nos diversos empreendimentos no Estado, de forma gradual, planejada e estratégica, sendo o primeiro modelo a ser contratado ainda em 2021, e outras duas fases previstas para 2024 e 2028.

O Comitê Gestor da Estratégia BIM será composto por um representante titular e um suplente, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que exercerá a presidência; da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

“O uso da metodologia BIM permite além da criação do modelo virtual da construção, testes para verificação da confiabilidade e resolução automatizada de conflitos entre as diversas áreas. Esta metodologia permitirá a informatização dos dados da administração estadual como um todo”, explica a superintendente de Obras Públicas da Seinfra, Débora Dias do Carmo.

O que é BIM

Conhecida como Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, na tradução livre, o BIM é uma metodologia aplicada ao processo de concepção de anteprojetos, construção virtual e simulação de construção, cronograma, orçamento, elaboração de projetos básico e executivo, além de documentação para a contratação e execução de uma obra. Permite, também, fazer o acompanhamento da construção, o histórico de adequações e o gerenciamento de ativos.

Na prática, o modelo possibilita a incorporação de todos os projetos necessários a uma mesma obra para a identificação de eventuais inconsistências. Dessa forma, é possível fazer todas as correções necessárias até antes do início da obra física, o que resulta em ganhos financeiros, mais qualidade e maior precisão no cumprimento do cronograma.