O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai iniciar a elaboração de mais um pacote com 17 projetos de engenharia, visando substituir pontes de madeira e recuperar estruturas em concreto sobre rios, riachos e córregos, em trechos de rodovias estaduais.

O primeiro passo para que os projetos sejam realizados foi a publicação da homologação do resultado da concorrência pública 015-2020, divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 14 de janeiro deste ano. Este é o terceiro lote homologado nos últimos três meses. Já estão em andamento estudos para substituição de outras 24 estruturas em trechos de rodovias pavimentadas e não pavimentadas. 

Os investimentos nos 17 projetos são de R$1.175.120,88 e contemplam oito pontes de madeira que serão substituídas por estruturas de concreto. As demais, que já são de cimento, passarão por reforço estrutural ou serão substituídas. Dos 17 projetos que serão elaborados, 10 se concentram na Zona da Mata, nas rodovias LMG-870, CMG-494, LMG-871, MG-488, LMG-828 e LMG-840. No Alto Paranaíba, serão quatro novas estruturas – duas na MG-428, uma na MG-235 e outra na LMG-746. As demais estão localizadas na MG-235, próximo à Abaeté; MG-350, no Sul de Minas, e MG-170, na no Centro-Oeste do estado.
Os locais passarão por estudos geológicos para definir o tipo de estrutura a ser construída no local e, no caso de pontes de concreto, se passarão por reforço estrutural ou se serão substituídas.
Essa é uma das ações do Governo de Minas para realizar, de forma programada, a substituição de pontes de madeira por pontes ou galerias de concreto que são materiais mais duráveis e que exigem menos manutenção. O programa trará, ainda, mais segurança para as comunidades contempladas, conforme explica o diretor de Projetos de engenharia Rodoviária do DER-MG, Luiz Guilherme Ferreira Chaves Campos.

“Com a crescente expansão do agronegócio e o crescimento das cidades, atender a essas demandas é de suma importância para a manutenção da economia do Estado, além de viabilizar acessos e transformar a vida de muita gente, promovendo mais conforto e segurança”, avalia.

Confira a lista completa:

 

 Rodovia

 Trecho

 Córrego ou rio

 Obra/ situação

Região

1

LMG-870

Entr. BR-267 (Orvalho) - Santa Bárbara do Monte Verde

Pirapitinga

madeira

Zona da Mata

2

LMG-870

Entr. BR-267 (Orvalho) - Santa Bárbara do Monte Verde

São Luiz

madeira

Zona da Mata

3

CMG-494

Entr. BR-383 (B) - Andrelândia

Cruzeiro (Dois Irmãos)

madeira

Zona da Mata

4

CMG-494

Entr. BR-383 (B) - Andrelândia

Garcia

madeira

Zona da Mata

5

CMG-494

Entr. BR-383 (B) - Andrelândia

Barra

madeira

Zona da Mata

6

LMG-871

Lima Duarte - Conceição do Ibitipoca

Chácara

madeira

Zona da Mata

7

LMG-871

Lima Duarte - Conceição do Ibitipoca

Lopes

madeira

Zona da Mata

8

MG-428

Araxá - Rio Grande (Divisa MG/SP)

AROEIRA

Recuperação estrutural

Alto Paranaíba

9

MG-428

Araxá - Rio Grande (Divisa MG/SP)

RIFANINHA

Recuperação estrutural

Alto Paranaíba

10

MG-235

Córrego da Mandioca - Ibiá

MANDIOCA

Recuperação estrutural

Alto Paranaíba

11

MG-350

Delfim Moreira - Entr.BR-459 (p/Itajubá)

SAPUCAÍ

Substituição da estrutura

Sul de Minas

12

MG-235

Entr. LMG-794 - Serra da Saudade

ACAMPAMENTO

Substituição da estrutura

Central

13

MG-488

Entr. Santa Barbara Tugúrio - Entr. BR-040

SAPATEIRO

Substituição da estrutura

Zona da Mata

14

LMG-828

Entr. MG-265 (p/ Jequeri)- Entr. LMG-826 (p/ Oratórios)

São Pedro (Oratórios)

madeira

Zona da Mata

15

LMG-746

Monte Carmelo - Chapada de Minas

SÃO FÉLIX

Substituição da estrutura

Alto Paranaíba

16

LMG-840

Entr. BR-262 - Entr. MG-265 (p/ Pedra Bonita)

MATIPÓ

Substituição da estrutura

Zona da Mata

17

MG-170

Rio Jacaré - Entr. MG-429 (Lagoa da Prata)

JACARÉ

Recuperação estrutural

Centro Oeste