Para tratar de problemas relativos a construção e manutenção das rodovias da região do Vale do Jequitinhonha, prefeitos que integram a Associação do Municípios da Microregião do Baixo Jequitinhonha (Ambaj) se reuniram, hoje (21), pela manhã, com o Secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado Agostinho Patrus, e técnicos do DER/MG e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). O Secretário Agostinho Patrus disse que o Governador irá lançar 30 novos trechos de obras do ProAcesso ainda este ano e até o final do Governo serão dois mil km de novas estradas. Na sua avaliação, os investimentos em infra-estrutura só estão sendo possíveis em função do equilibrio das contas públicas, proporcionadas pelo Deficit zero.” O Governador Aécio Neves está executando o maior programa de obras viárias da história de Minas Gerais”, concluiu. Os prefeitos reinvindicam o início das obras nos trechos contemplados pelo ProAcesso, programa que irá fazer a ligação asfáltica aos municípios sem acesso pavimentado. De acordo com o presidente da Ambaj, prefeito de Almenara, Carlos Novais, os municípios solicitam que projetos do ProAceso para o Vale do Jequitinhonha sejam iniciados o mais breve possível. O Secretário Agostinho Patrús se comprometeu em levar as reinvindicações dos municípios ao governador Aécio Neves, visando a agilização das obras de ligação asfáltica ao municípios, sobretudo no que se refere aos 20 trechos da região que ainda não contam com projetos prontos. Para isso, segundo ele, o governo está viabilizando de 30 a 40 milhões de reais para elaboração dos projetos de obras do ProAcesso. Mais Obras O gerente do Programa ProAcesso, engenheiro Ramon Victor Cesar, explicou que dos 70 trechos já iniciados, 12 estão situados na região Jequitinhonha/Mucuri. Isso representa 17% das obras em andamento. Além disso, segundo ele, existem na região mais seis trechos com projetos já concluídos. Outros quatro trechos necessitam de entendimento junto ao Departamento de Infra-estrutura de Transporte Terrestre (Dnit), por se tratarem de trechos sob jurisdição federal. No total, há na região Jequitinhonha/Mucuri 42 trechos incluídos no ProAcesso, dos quais, 20 ainda não têm projeto. Ramon informou que as negociações entre o Banco Intermericano de Desenvolvimento (Bid) e o Governo de Minas Gerais para a liberação de um empréstimo de 100 milhões de dólares para o Pro-Acesso foi concluída. O Governo do Estado aguarda a autorização final do Bid, que se reune no dia 7 de dezembro. O contrato será analisado pela Secretaria de Tesouro Nacional e pela Procuradoria Geral da Fazenda. A aprovação do emprestimo terá que passar, também, pelo Senado para aprovação. “ A liberação desses recursos irá alavancar as obras do ProAcesso e uma das condições do Bid é que os recursos sejam aplicados nas regiões mais carentes do “Estado”, informou o gerente do ProAcesso. Por sua vez, o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, fez um balanço da atuação do Governo na recuperação das estradas estaduais. De acordo com o diretor, em 2004, foram investidos R$75 milhões na recuperação de 2,5 mil quilômetros da malha estadual. Essa etapa do Pro-MG atendeu os trechos em piores situações nas diversas partes do Estado. Em 2005, estão sendo recuperados cinco mil quilômetros da malha rodoviária estadual, em várias regiões. Neste ano, os investimentos destinados ao Pro-MG somam R$150 milhões, com recursos provenientes do Tesouro estadual e da Cide, o imposto do combustível. “Até o final deste ano, o Governo, completará a melhoria de 75% das rodovias sob responsabilidade do Estado e até o final de 2006, toda a malha rodoviária estadual pavimentada – num total de 10 mil quilômetros – estará inteiramente recuperada através do Pro-MG“, informou. O diretor geral disse, ainda, que o DER está dando uma assistência especial às rodovias não pavimentadas, por meio das 40 regionais do órgão. Os deputados estadual, Márcio Cangussu, e federal, Ademir Camilo, consideram a construção de novos trechos do ProAcesso fator preponderante para que haja desenvolvimento do Baixo e Médio Jequitinhonha.FONTE: Assessoria de Comuicação/SETOP (21/11/05)