O Governador Aécio Neves autorizou, nesta quinta-feira (27), o início das obras de construção da Linha Verde, maior conjunto de obras viárias na RMBH das últimas décadas. A partir da assinatura da ordem de serviço, as construtoras responsáveis pelas obras do Bulevar Arrudas, de duplicação da MG-10 e pelas intervenções na Avenida Cristiano Machado já começam a montagem dos canteiros. A Linha Verde, com 35 quilômetros de extensão, será a principal via de acesso à região Norte da capital e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.Aécio Neves destacou a importância da Linha Verde para o desenvolvimento econômico da RMBH, pois a obra deve gerar 18 mil empregos diretos e indiretos, movimentar o comércio e valorizar os imóveis da região. Também vai melhorar a qualidade de vida da população, já que reduzirá o tempo de deslocamento para a região Norte e o Aeroporto de Confins de uma hora para 30 minutos. Segundo o Governador, essas vantagens permitirão à capital mineira consolidar sua vocação para centro de negócios e atrair novos investimentos.Novo cartão postalDurante a solenidade, o governador ressaltou que a obra da Linha Verde vai mudar o perfil da cidade, além de criar um novo cartão postal para BH. Segundo ele, o moderno corredor viário vai chamar a atenção de turistas e empresários de outras partes do mundo que visitarem a capital. “Não é mais apenas uma obra viária. Tem de ser uma obra que mostra a nova cara da cidade. O Bulevar Arrudas será um grande cartão postal para BH desses novos tempos e tenho certeza que a continuidade desta obra terá o mesmo padrão de qualidade para que os turistas de qualquer parte do mundo saibam que estão chegando em uma grande cidade que dispõe de infra-estrutura e dos instrumentos adequados para receber novos investimentos e novos negócios”, disse.Conclusão das obrasA Linha Verde beneficiará diretamente 3,5 milhões de pessoas e atenderá 60 bairros da capital e mais de dez municípios da RMBH. As obras serão realizadas com o mínimo de impacto e transtorno às comunidades, com sinalização e alterações de trânsito adequados. Durante a solenidade, Aécio Neves pediu empenho das construtoras para entregar a Linha Verde o mais rápido possível. O período previsto para execução das obras é de 9 meses para o Bulevar Arrudas e a MG-10 e de 12 meses para a Avenida Cristiano Machado. “Na execução dessa obra nós estaremos atentos para que seja exemplar. Se for necessário, vamos trabalhar em três turnos para entregar esta obra no período mais curto possível para que, em meados do ano que vem, estejamos todos juntos trafegando pela nova Linha Verde, sem interrupções, sem sinais, desde o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, até o Centro da cidade”, afirmou.Remoções e indenizaçõesPara a construção da Linha Verde, cerca de 900 famílias, que ocupam irregularmente áreas ao longo da Avenida Cristiano Machado, serão reassentadas e indenizadas. O processo de remoção das famílias será iniciado juntamente com as obras da Linha Verde. As famílias que tiverem casas avaliadas em até R$ 17 mil, terão as novas residências adquiridas, em BH ou no interior, sob a fiscalização da Urbel e DER-MG. Acima deste valor, o órgão repassará o dinheiro diretamente às famílias.Aécio Neves destacou o processo de remoção das famílias, conduzido pelo DER-MG em parceria com a Urbel, da prefeitura da capital. “Essa negociação foi feita pelas entidades representativas dessas famílias de forma extremamente digna e humana. O que o Governo está oferecendo, jamais foi oferecido em qualquer processo de desapropriação na história de Minas. Essa parte do programa está a cargo da Prefeitura, que é quem deve conduzir, inclusive, realocação dessas pessoas e o valor estabelecido foi fruto de entendimento e, dentro do que foi estabelecido, o preço de mercado me parece algo razoável”, completou.O DER-MG prevê a construção de um conjunto habitacional às margens da via expressa, para atender cerca de 100 famílias em precárias condições sócio-econômicas. Licitação gera economiaO DER-MG previa investimentos de R$ 295,6 milhões para a construção da Linha Verde. Após o processo de licitação, o custo da obra reduziu para R$ 228,29 milhões, o que representa uma economia de R$ 67,3 milhões para os cofres do Estado.FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (28/10/05)