Servidores da secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) vão participar do grupo de pesquisa “Pandemia e reflexos nos contratos de concessões”, gerenciado pela Coordenadoria de Pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A parceria foi formalizada nessa quarta-feira (19/8), por meio da portaria nº 02/2020, do TCE-MG.

O grupo de pesquisa, coordenado pelo professor Túlio César Pereira Machado Martins, do TCE-MG, conta com 12 integrantes no total – dentre os quais, cinco servidores da Seinfra -  que vão analisar os principais reflexos da pandemia do novo coronavírus sobre os contratos de concessão.

“A parceria tem o objetivo de fomentar a discussão entre os pesquisadores para, de forma conjunta, definir entendimentos possíveis e impactos das múltiplas decisões administrativas que os gestores públicos dispõem. Essa é uma excelente oportunidade de promovermos o diálogo e ampliarmos a curva de aprendizado e capacitação dos nossos servidores”, explica a assessora de Relações Intragovernamentais, Marcela Jabôr.

O prazo para conclusão dos estudos será de 12 meses. Além de representantes do TCE-MG e da Seinfra, o grupo também conta com a participação de servidores da Prefeitura de Belo Horizonte.

Outras parcerias

Esse tipo de parceria vem sendo adotada pela Seinfra com o objetivo de ampliar o diálogo entre os setores público e privado, além de integrar a academia com o órgão público. A primeira parceria foi estabelecida com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Direito São Paulo e teve aula inaugural no dia 6/8. Por meio da iniciativa, 15 alunos da Clínica de Direito Público vão analisar três cases da Secretaria e entregar relatório que poderá servir como insumo para a otimização dos projetos.