O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (17), mais duas rodovias asfaltadas através do programa de pavimentação estadual ProAcesso. Foram inauguradas os acessos rodoviários de Gonçalves (Sul) e Ibiraci (Sudoeste) no total de 27 quilômetros com investimentos de R$ 7 milhões. As duas estradas beneficiarão diretamente cerca de 15 mil pessoas. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús (foto), representou o governador Aécio Neves na solenidade de inauguração das duas estradas. Segundo ele, o Governo de Minas já investiu R$ 230 milhões de recursos oriundos do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento (Codemig), e da CIDE, o imposto dos combustíveis no ProAcesso. Até o momento, o programa contabiliza 17 acessos com pavimentação concluída, com extensão total de pavimentação de 385 km. Outros 27 acessos estão com obras em andamento e 23 acessos com obras iniciadas em agosto deste ano. Agostinho Patrús afirmou que a meta do ProAcesso é pavimentar o acesso aos 224 municípios que até hoje não dispõem desse benefício. Com as inaugurações desta segunda-feira, são nove as obras inauguradas da primeira etapa do ProAcesso. "Além do asfaltamento, o governo mineiro está investindo em saneamento e eletrificação rural e, com isto, aumentando as perspectivas de desenvolvimento para os municípios com baixo índice de desenvolvimento", afirmou o secretário em Ibiraci.RecuperaçãoO secretário lembrou que o Governo do Estado já investiu, através do DER/MG, R$ 198 milhões, na recuperação da malha rodoviária estadual, o programa Pró-MG. A expectativa é chegar ao final deste ano com um investimento de R$ 225 milhões na recuperação de 75% da malha estadual que hoje é de cerca de 10 mil quilômetros de rodovias asfaltadas. Essas obras, segundo o secretário, estão sendo executadas em todo o território mineiro, contemplando centenas de municípios, sem distinção partidária."Esta é a maneira de o governador Aécio Neves administrar Minas Gerais, sem paixões partidárias, mas visando unicamente promover o desenvolvimento de Minas e o bem-estar do mineiros", disse Agostinho Patrús durante a solenidade de inauguração do trecho do trecho da MG-344, ligando Ibiraci a Cássia, com 14,3 quilômetros. Em Ibiraci, a solenidade contou com a presença do prefeito de Ibiraci, Ismael José Cândido (PT), que destacou os benefícios que a obra vai trazer para a região, lembrando que esta é uma reivindicação antiga da população. "Agradeço o empenho do governo mineiro pela realização deste sonho tão esperado por toda a comunidade local", afirmou.TurismoNo Sul de Minas, Agostinho Patrús, acompanhado do diretor-geral do DER-MG, engenheiro José Elcio Santos Montese, e do e do vice-diretor-geral do DER-MG, Nelson de Andrade Reis, inaugurou o acesso de 12,7 quilômetros que liga Gonçalves à MG-173. A rodovia terá grande importância para incrementar o turismo na região serrana e de clima frio. O prefeito do município, Luiz Rosa (PFL), destacou que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores de Gonçalves, desde a criação do Município em 1963. Em função disso, o prefeito de Gonçalves fez questão de agradecer aos prefeitos anteriores, que também lutaram pela conclusão da obra.Em seu pronunciamento em Gonçalves, o secretário Agostinho Patrús afirmou que toda obra iniciada no Estado na gestão Aécio Neves será concluída. "Neste governo, nenhum tipo de obra se inicia sem dinheiro para a sua conclusão. Toda obra tem início, meio e fim", completou o secretário. O objetivo do ProAcesso é melhorar as condições de acesso aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). A ligação asfáltica, além de outros investimentos, como o de saneamento e o de eletrificação rural, abrem novas perspectivas de desenvolvimento para toda região.FONTE:Assessoria de Comunicação/SETOP (18/10/05)