Em virtude dos investimentos que o Governador Aécio Neves vem fazendo na infra-estrutura logística do Estado, Minas Gerais enfrentará o próximo período de chuvas com muito mais tranqüilidade. Somente em melhoria e expansão da malha rodoviária estadual o estado está investindo R$ 1 bilhão e 687 milhões e 800 mil.O secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Engenheiro Fernando Antônio da Costa Jannotti revelou que no último período de chuvas foram atendidas 146 solicitações do Cedec, em 136 municípios, com investimentos de R$ 41 milhões 059 mil. Além destes investimentos, mais R$ 1.338 mil foram alocados para recuperação de infra-estrutura urbana e viária rural somando 13.216 horas de máquinas.Durante apresentação das ações preventivas desenvolvidas pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), que visem minimizar os impactos provocados pelas chuvas o Secretário-Adjunto Fernando Antônio da Costa Jannotti salientou o trabalho de recuperação das rodovias mineiras através do ProMG, que em 2004 recuperou 2,5 mil km com investimentos de R$75 milhões e em 2005 a meta é recuperar 5 mil km de estradas, somando investimentos da ordem de R$150 milhões. Os números foram apresentados durante a apresentação do Plano Emergencial Pluviométrica, lançado, hoje (06), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Social (Cedec), que reuniu, além da Setop e da Cedec, o Igam e o MG Tempo.De acordo com Fernando Jannotti, o plano de ações preventivas em obras públicas visam assegurar uma infra-estrutura adequada. Segundo ele, este ano o Estado enfrenta o período de chuvas em condições bem mais favoráveis que nos anos anteriores, em função dos grandes investimentos realizados pelo Governo Mineiro no setor rodoviário. Ele entende que hoje a situação mais crítica está nas rodovias federais, sobretudo em virtude do impasse provocado pelo veto à Medida Provisória 82. “O Governo Mineiro está buscando uma solução junto ao Governo Federal e aos poderes legislativo, judiciário e executivo”, ressaltou.O Secretário-Adjunto apresentou os números dos investimentos realizados pelo Governo de Minas no setor de transportes e Obras. Ele destacou, sobretudo, os recursos aplicados na malha rodoviária estadual, por meio do programa Pró-MG. No ano de 2004 foram investidos R$75 milhões na recuperação de 2,5 mil km. A meta para 2005 é recuperar 5 mil km de estradas, somando investimentos da ordem de R$150 milhões.Outra linha de atuação marcante da Setop é, como informou Fernando Jannotti, o Programa ProAcesso. De acordo com o Secretário-Adjunto, o Governo de Minas já investiu 185 milhões de reais neste programa, que busca levar acesso asfaltado aos municípios mineiros. Até o momento, o programa já contabiliza 17 acessos com pavimentação concluída, 27 com obras em andamento e 23 com obras iniciadas em agosto de 2005. A previsão é de que outros 30 trechos sejam iniciados ainda este ano.Com relação à Parceria Público-Privada (PPP), o Secretário-Adjunto disse que o Governo mineiro está trabalhando na modelagem final do programa e que o edital deverá estar pronto até o final do ano. Também em parceria, com o setor sucro-alcooleiro, o Governo Aécio Neves está recuperando 252 quilômetros de estradas no Triângulo Mineiro, dos quais 50 já foram concluídos. Sobre a MG-050, que vai ser a primeira experiência de PPP em Minas, Fernando Jannotti disse que em 2004 foram investidos R$ 6 milhões na recuperação desta rodovia, que é uma das principais vias de ligação da Região Metropolitana de Belo Horizonte com o Sudoeste de Minas Gerais e com o Estado de São Paulo.Durante a palestra foi destacado, também, o investimento de 270 milhões no projeto Linha Verde, que vai beneficiar três milhões de pessoas em 60 bairros da capital e oito municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e mais R$ 16 para a duplicação da MG 020. Ele explicou que a Setop trabalha em projetos conjuntos com as prefeituras de Minas Gerais, fornecendo recursos financeiros e material betuminoso para a abertura e melhoria de acesso das estradas e vias urbanas, para calçamento, construção de ginásios, postos de saúde, escolas e também para obras de saneamento, construção de pontes, dentre várias outras modalidades. De acordo com Jannotti, em 2004 foram executados 1038 projetos oriundos de convênios celebrados com prefeituras mineiras.Também em parceria com os municípios mineiros, o Governo vai recuperar 6 mil km de estradas vicinais a cada ano, por meio do Programa Caminhos de MInas.O Secretario-Adjunto destacou que a interação da Setop com a Cedec, prefeituras e demais órgãos tem facilitado as ações do Estado no atendimento das emergências em função das chuvas que historicamente afetam o Estado de Minas Gerais.Fernando Jannotti explicou que a Secretaria de Transportes estima para este ano investimentos superiores a R$ 70 milhões para atendimentos as obras de infra-estrutura realizadas em parcerias com os municípios. Ele lembrou que apenas na melhoria da infra-estrutura dos acessos viários foram investidos nesta parceria Governo de Minas/Municípios, recursos superiores a R$ 24 milhões. FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (06/10/05)