O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) iniciou nesta terça-feira (16) o processo de licitação para obras de duplicação e restauração da MG-010, no trecho entre o viaduto sobre a avenida Dom Pedro I, localizado em Belo Horizonte, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, no município de Confins, com extensão de 22,1 quilômetros, conforme edital número 046/2005. A obra está orçada em R$ 117 milhões e o prazo para execução é de nove meses.A presidente da comissão permanente de licitação do DER/MG, Maria Rosa Rabello, abriu as propostas dos sete participantes da concorrência pública, uma empresa individual: Construtora Camargo Corrêa, e seis consórcios: Construcap - Ferreira Guedes; CBPO - Santa Bárbara; Delta - Triunfo; Carioca - Servix, Cowan - Barbosa Melo e Queiroz Galvão - RAL.Segundo Maria Rosa Rabello, 50 empresas adquiriram o edital, 34 realizaram a visita técnica e 21 pagaram a caução.Após a abertura das propostas, a comissão de licitação vai analisar a documentação exigida por exemplo, comprovar capital mínimo de R$ 11 milhões, atestado do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) para comprovar experiência nesse tipo de obra, certidão negativa de débito com a Previdência Social, e com o fisco federal, estadual e municipal. Se alguma empresa não possuir a documentação exigida, ela não estará habilitada à próxima etapa, que consiste na abertura da proposta de preço."Devido a complexidade da documentação, o resultado das empresas habilitadas será divulgado nos próximos dias", explicou Maria Rosa Rabello, presidente da comissão de licitação.Amanhã (17), a comissão vai abrir nove propostas para as obras da avenida Cristiano Machado: quatro empresas individuais: Queiroz Galvão, Construtora Camargo Corrêa, Cowan e Odebrecht, e cinco consórcios: Construcap - Ferreira Guedes; Delta - Triunfo; Mendes Júnior - CR Almeida; Carioca - Servix, e Santa Bárbara-Secol-Pantheon-Integral-Tratenge. e na quinta-feira (18), serão abertos envelopes com as propostas para a construção do Boulevard do Ribeirão Arrudas. A duplicação da MG-010 integra a Linha Verde, via de acesso rápido entre o centro da capital ao aeroporto internacional, em Confins. O projeto, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, será executado com recursos provenientes do Tesouro do Governo do Estado, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Cide, o imposto do combustível.FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (17/08/05)