O governador Romeu Zema deu posse, nesta segunda-feira (3/8), ao novo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, em cerimônia realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Marcato assume a pasta no lugar de Marco Aurélio Barcelos, que pediu para ser exonerado do cargo por motivos pessoais.

Fernando Marcato é especialista na estruturação de projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior, áreaem que atua há 12 anos, professor da FGV Direito SP e Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris 1. Marcato foi secretário executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entre 2008 e 2011. 

Após a assinatura do Termo de Posse, o governador reiterou os projetos da pasta, como o Programa de Concessões, o PMI do Aeroporto da Pampulha, a concessão dos Parques Estaduais, entre outros. “Tenho certeza que sua chegada contribuirá muito para os projetos iniciados, muitos deles em estágio avançado. Você está aqui por mérito, não está aqui por ser de algum partido, e nós estamos mostrando que essa forma de gestão funciona bem. Você está vindo fazer parte de um time que quer mudar a forma como o Brasil sempre foi gerido. Conto muito com o seu apoio”, disse.

“É uma grande honra assumir a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e poder dar continuidade aos importantes projetos que vêm sendo conduzidos na pasta. A partir do ano que vem já começaremos a ter editais publicados. Poder ter a oportunidade de estar à frente do que é hoje o principal Programa de Concessões Rodoviárias do país é uma grande responsabilidade, mas também um grande orgulho. Queremos ampliar e fortalecer as parcerias e concessões no Estado, a partir do tripé da infraestrutura: planejamento, regulação e gestão. Além disso, nossas ações e programas serão pautados pela transparência, sustentabilidade e segurança jurídica”, destacou o novo secretário.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado de Governo, Igor Eto; o secretário-geral do Estado, Mateus Simões; o diretor-geral do DER-MG, Fabrício Sampaio; o chefe de gabinete da Seinfra, Pedro Calixto, que acumula a função de substituto do secretário; a subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Mônica Lanna; o subsecretário de Obras e Infraestrutura da Seinfra, Breno Longobucco; e a coordenadora especial de Concessões e Parcerias da Seinfra, Vanice Cardoso. 

Fotos: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Fotos: Pedro Gontijo/Imprensa MG