Foram encerradas, na última sexta-feira (24/7), as rodadas de reuniões com o mercado para discussão do projeto de modelagem para a concessão do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde o dia 8/6, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC) reuniram-se com mais de 20 empresas, associações e entidades para colher contribuições do mercado e tratar temas relevantes para a formatação do projeto, tais como a atratividade, a financiabilidade e os riscos envolvidos no projeto, bem como os trâmites do processo licitatório, de forma a garantir transparência, competitividade e o resultado mais justo à sociedade.

O projeto impactará diretamente mais de cinco milhões de pessoas em mais de 15 municípios da RMBH, com expectativa de geração de 18 mil postos de trabalho durante a fase de construção do Rodoanel. O cronograma preliminar do projeto de modelagem tem duração total prevista de 19 meses, com a conclusão dos trabalhos de modelagem em dezembro 2020 com a consequente publicação do edital prevista para maio de 2021.

O objetivo principal das reuniões foi de avaliar, sob a perspectiva do mercado, as condições de execução de uma obra de infraestrutura desse porte com alto impacto no sistema rodoviário não só da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas como também no sistema logístico nacional.

Durante as reuniões, realizadas por plataforma virtual, os participantes puderam conhecer a agenda de Infraestrutura que vem sendo conduzida pela Seinfra, que conta com projetos como, por exemplo, o Programa de Concessões Rodoviárias, lançado em 2019, e o Acordo de Cooperação Técnica para a modelagem de concessão do Rodoanel, um dos projetos prioritários para a Secretaria. “Queremos construir o melhor modelo para a concessão, construção, manutenção e operação do Rodoanel da Região Metropolitana de BH, que fará frente ao gargalo do atual Anel Rodoviário. Nosso objetivo é criar um corredor logístico eficiente, que ofereça segurança e fluidez”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos.

Nos encontros, foram apresentados ao mercado os impactos previstos pelo projeto, que envolve as alças Norte (com aproximadamente 67 km de extensão) e Sul (36 km). Os estudos de engenharia e a modelagem econômico-financeira, que vêm sendo conduzidos pela Accenture em parceria com a Systra, apresentam estimativa inicial de R$ 9 bilhões em investimentos para os primeiros anos da concessão.

A apresentação do projeto utilizada como diretriz para as discussões com o mercado está disponibilizada em PDF neste link. O projeto contará em breve com um Data Room, o qual armazenará os estudos realizados e informações detalhadas da modelagem para disponibilização ao público.

O projeto
O Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte consiste no projeto do Governo de Minas Gerais destinado à implantação do novo contorno viário da RMBH (trechos Norte e Sul).

Em dezembro, a Vale S/A e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) assinaram acordo para viabilizar a doação de estudos para o novo Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Vale fez a doação dos recursos, e o MBC, junto ao Governo do Estado, é o responsável pela governança dos estudos, de modo a garantir que atendam ao interesse público e às diretrizes de Governo.

Há mais de duas décadas, o atual Anel Rodoviário de BH demonstra sinais de saturação e percebe-se a necessidade de investimento em melhorias na mobilidade desse trecho, uma vez que a região serve ao sistema logístico nacional, concentrando tráfego intenso de diversas regiões do país para o escoamento de produção agrícola, mineração, petrolífera, de bens de consumo, dentre outros.

Para mais informações sobre o projeto e envio de contribuições, contate rodoanelmetropolitano@infraestrutura.mg.gov.br.

Clique aqui para acessar o material base apresentado durante as reuniões com o mercado.