Foto: Patricia Rabelo

O secretário-adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fernando Antônio Costa Jannotti, esteve na Belgo Mineira, ontem (21), onde falou sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria e sobre o projeto Linha Verde. O Secretário-Adjunto agradeceu a Belgo pela oportunidade de apresentar as atividades de sua pasta aos técnicos e gestores da empresa. O evento teve a presença também de clientes, entidades e órgãos de classe de toda cadeia ligada à construção civil.Fernando Jannotti fez um balanço da atuação da Setop. Ele disse que os recursos da Cide e o equilíbrio das contas públicas permitiram a retomada das obras e da implementação de diversos programas como o ProAcesso. Segundo ele, este programa, que fará a ligação asfáltica de 224 municípios mineiros, já está em execução em 46 trechos e outros 23 trechos terão início ainda em julho.Sobre o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (Pró-MG), o Secretário-Adjunto disse que em 2004, o Governo do estado investiu R$75 milhões na recuperação de 2,5 mil quilômetros da malha estadual. Essa etapa do Pro-MG atendeu os trechos em piores situações nas diversas partes do Estado, principalmente naqueles concentrados nas regiões Centro-Oeste, Sudoeste, Sul, Sudeste e Zona da Mata.Em 2005, estão sendo recuperados cinco mil quilômetros da malha rodoviária estadual, em várias regiões. Até julho deste ano, a meta é recuperar 2,5 mil quilômetros. Até o final deste ano, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), completará a melhoria de 75% das rodovias sob responsabilidade do Estado. “Até o final de 2006, toda a malha rodoviária estadual pavimentada – num total de 10 mil quilômetros – estará inteiramente recuperada através do Pro-MG, disse. Com relação Parceria Público-Privada (PPP), o secretário-adjunto disse que o Governo mineiro está trabalhando na modelagem final do programa e que o edital deverá estar pronto até o final do ano. Também em parceria, com o setor sucro-alcooleiro, o Governo Aécio Neves está recuperando 200 quilômetros de estradas no Triângulo Mineiro. Outra linha de atuação marcante da Setop é, como informou Fernando Jannotti, na área de edificações públicas, por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop). No setor de segurança pública estão sendo investidos cerca de R$400 milhões na construção de penitenciárias e presídios. Além disso, o Governo trabalha na construção de aeroportos regionais, como os que estão sendo construídos em Diamantina e São João Del Rei. Ele explicou que a Setop trabalha em projetos conjuntos com as prefeituras de Minas Gerais, fornecendo recursos financeiros e material betuminoso para a abertura e melhoria de acesso das estradas e vias urbanas, para calçamento, construção de ginásios, postos de saúde, escolas e também para obras de saneamento, construção de pontes, dentre várias outras modalidades. De acordo com Jannotti, em 2004 foram executados 1038 projetos oriundos de convênios celebrados com prefeituras mineiras. Sobre Linha Verde, conjunto de obras que vai facilitar o acesso à região norte de Belo Horizonte e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Fernando Jannotti explicou que as obras contemplam intervenções na Avenida dos Andradas e Contorno, Avenida Cristiano Machado e Rodovia MG-010. Segundo ele, esse é o maior conjunto de obras já realizado em Belo Horizonte nos últimos 20 anos. As obras iniciarão em Setembro de 2005 e terão investimentos da ordem de R$270 milhões, recursos já assegurados pelo Governador Aécio neves, o que garante a conclusão da obra. FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (22/07/05)