O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), da Prefeitura de Belo Horizonte, aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto do Boulevard Arrudas, uma das obras que compõem o projeto Linha Verde - via de ligação entre o centro da cidade e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado no município de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte."O parecer favorável do Comam confirma que as obras estão ajustadas às exigências ambientais e que a execução do projeto está de acordo com o cronograma estabelecido pelo Governo de Minas", observou Agostinho Patrús, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).O projeto do Boulevard Arrudas (veja ilustração), na área central da capital, prevê obras nas avenidas dos Andradas e do Contorno, no trecho entre a Alameda Ezequiel Dias até o túnel da Lagoinha. Nesse trecho será feito alargamento das calçadas e criação de outras faixas de rolamento, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico, além de ciclovia no trecho entre a alameda Ezequiel Dias e o viaduto Santa Tereza, a partir da cobertura do leito do ribeirão Arrudas, numa extensão de 1,5 quilômetro. "Com a aprovação pelo Comam, o Governo do Estado poderá iniciar as obras", disse o secretário municipal de Política Urbana, Murilo Valadares. Ele acrescentou que nos próximos dias o Comam vai se reunir para avaliar o projeto da avenida Cristiano Machado, outra etapa da Linha Verde. A previsão é que os trabalhos comecem em setembro e a conclusão se efetive 12 meses depois.O Edital número 066/05 que compreende as obras de cobertura do Ribeirão Arrudas deverá estar disponibilizados aos interessados até o final desta semana. A entrega das propostas foi adiada para até as 17 horas do dia 17 de agosto.O Edital 046/05 referente as obras de adequação da capacidade e restauração da pista existente na Rodovia MG 010 já estão disponíveis aos interessados no Departamento de Estradas de Rodagem – DER-MG em seu edifício-sede, à Av. dos Andradas, l.l20, sala l.003, em Belo Horizonte.O prazo para entrega das propostas foi adiado para até as 17 horas do dia 15 de agosto. FONTE:Assessoria de Comunicação/SETOP (14/07/05)