Foto: Osvaldo Afonso

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), promoveu nesta sexta-feira (08) um encontro com jornalistas de rádios, TVs e jornais de Belo Horizonte e RegiãoMetropolitana, e assessores de comunicação das instituições que participam na implantação do projeto Linha Verde - via de acesso entre a capital mineira e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, no município de Confins.O encontro, realizado no auditório da Setop, teve como objetivo informar aos profissionais de imprensa detalhes do projeto e os benefícios sociais e econômicos que a obra vai proporcionar à Minas Gerais, principalmente para a capital e os municípios localizados na área de influência direta da Linha Verde - Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo e Confins. A obra, orçada em R$ 270 milhões, será custeada com recursos provenientes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Tesouro do Estado.Participaram do evento o secretário Agostinho Patrús, da Setop, o secretário-adjunto da Setop e gestor do projeto Linha Verde, engenheiro Fernando Antônio Costa Jannotti, diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, entre eles o presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite Pereira, e os profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos arquitetônico e de engenharia.O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús, abriu o encontro e destacou que a implantação da Linha Verde é resultado da parceria entre o Governo de Minas e Prefeitura de Belo Horizonte. "A Linha Verde é o maior conjunto de obras viárias da capital mineira e Região Metropolitana dos últimos 20 anos (a última grande obra foi o complexo da Lagoinha, executada em 1982) e a realização do projeto demonstra o empenho e preocupação do Governo do Estado, parceria com a prefeitura, com o desenvolvimento e crescimento sócio-econômico de Belo Horizonte", disse Agostinho Patrús.O secretário-adjunto da Setop e gestor do projeto Linha Verde, Fernando Jannotti, disse que a obra vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos. E após a conclusão das obras, programada para setembro de 2006, toda Minas Gerais será beneficiada, com o incremento do turismo de negócios, a instalação de empresas no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, disse Jannotti.A Linha Verde contempla obras de melhorias e duplicação na rodovia MG-010, intervenção na na área central de Belo Horizonte, denominada "Complexo do Arrudas" - com obras nas avenidas dos Andradas e do Contorno, no trecho que vai da alameda Ezequiel Dias até o túnel da Lagoinha. Também serão realizadas intervenções na avenida Cristiano Machado - que vão proporcionar a eliminação dos gargalos e retenções de trânsito nos cruzamentos mais críticos da via, como os da Rua Jacuí e avenidas Silviano Brandão, José Cândido da Silveira, Avenida Bernardo Vasconcelos, anel rodoviário, avenida Sebastião de Brito e avenida Waldomiro Lobo. Essa etapa também contempla a construção de viadutos, trincheiras, passarelas para pedestres e rotatórias ao longo da Avenida Cristiano Machado.Fonte: SECOM (08/07/2005)