O Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas, Deputado Agostinho Patrús, representando o Governador Aécio Neves, inaugurou, nesta segunda-feira (27) a estrada de acesso ao município de Mamonas, localizado no Norte de Minas próximo à divisa com a Bahia. Esta é a primeira obra concluída do Pro-Acesso - programa do Governo do Estado que vai ligar por asfalto os 224 municípios mineiros que ainda não contam com esse benefício. Durante a solenidade na Avenida Pedro João Sampaio que contou com a presença do Senador Eduardo Azeredo, Deputado Federal Márcio Reynaldo, Deputado Estadual Arlen Santiago, o Diretor-Geral do DER, Engenheiro José Elcio Monteze, o Diretor do Deop, Reinaldo Costa e o Assessor Especial do Governador, Paulo Bregunce, o Secretário Agostinho Patrús assinou ordem de início de obras de uma ponte no município. Assegurando que o acesso ao município de Mamonas é a primeira de um conjunto de obras que serão inauguradas este ano, dentro do Programa de Pavimentação das Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios – Pro-Acesso.DesenvolvimentoPara o Senador Eduardo Azeredo o Pro-Acesso é um dos maiores programas que vem sendo realizado pelo governador Aécio Neves pois promove o desenvolvimento do Estado tirando inúmeros municípios do isolamento e aumentando o IDH destes municípios. A rodovia faz a ligação entre Mamonas e a MGT-122 (BR-251 Montes Claros/Divisa Bahia). A pavimentação começou no governo Eduardo Azeredo – quando foram asfaltados dois quilômetros. Com o Pro-Acesso, foi possível pavimentar os três quilômetros restantes, com investimentos de R$ 880.432,00 – recursos provenientes do governo estadual.A estrada de acesso a Mamonas é de grande importância para a comunidade local, principalmente sob o aspecto do benefício nas áreas de saúde e educação da população.No que se refere à saúde, por se tratar de município de pequeno porte, os procedimentos médico-hospitalares de média e grande complexidade são deslocados para os municípios vizinhos de Espinosa e Monte Azul ou para Janaúba e Montes Claros, cidades-pólo da região. A pavimentação do trecho também apresenta resultados positivos no setor da Educação. Os alunos das escolas da cidade chegam no horário. Pelo menos 80% dos alunos das escolas da sede de Mamonas moram na área ruralSegundo o Prefeito de Mamonas Ailton Neves Santana, Mamonas já colhe as melhorias proporcionadas pelo asfalto, antiga reivindicação do município. “Hoje estamos integrado aos grandes centros regionais e abre o município também para a exploração do turismo”Pro-AcessoO Pro-Acesso - Programa de Pavimentação das Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios - abrange 224 municípios que ainda não possuem estrada pavimentada à rede principal e representam 5,6 mil quilômetros de estrada de terra. Desse total, 63% têm uma extensão média de 25 quilômetros. Dos municípios a serem beneficiados com o programa, 70% estão concentrados na região Norte, Vale do Mucuri, Zona da Mata, Rio Doce e Vale do Jequitinhonha.A área de abrangência do Pro-Acesso é formada por pequenos municípios, dos quais 88% com população menor que 10 mil habitantes. Destes municípios, 97% têm o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) inferior ao IDH médio de Minas Gerais. O Pro-Acesso beneficiará uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas. Atualmente, quatro trechos da primeira etapa do Pro-Acesso estão concluídos; 35 trechos com obras em execução e três trechos com obras em contratação. Mais 23 trechos em fase de licitação. Os investimentos do Pro-Acesso são provenientes do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) e da Cide – o imposto do combustível. O Pro-Acesso deverá contar, na sua segunda fase, também com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Japan Bank For International Cooperation (JBIC), o banco japonês de cooperação internacional. Segundo o Secretário Agostinho Patrús, até o próximo mês de Julho, mais quatro trêchos do Pro-Acesso deverão ter ordem de ínício no Norte de Minas. Está em andamento na região as obras de Ligação Mato Verde – Santo Antônio do Retiro e Brasília de Minas-Ubaí. Quanto à recuperação das rodovias do Norte de Minas, o Secretário Agostinho Patrús anunciou que, por determinação do Governador Aécio Neves, estão sendo recuperados 404,4 Km de estradas estaduais. FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (22/06/05)