O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrus, esteve na Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte, hoje (22) para debater, em audiência Pública, o projeto que prevê o conjunto de obras que serão implantadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte – a Linha Verde. O Secretário representou o Governador Aécio Neves.O objetivo da audiência foi esclarecer os questionamentos que tem surgido sobre a obra, sobretudo com relação ao reassentamento de famílias e os desvios do trânsito no período das obras. Segundo o Secretário está sendo feito todo um planejamento de obras, visando minimizar os transtornos que poderão surgir. Agostinho Patrús ressaltou que serão muito poucas as remoções. Cerca de 500 famílias, incluindo as pessoas ocupam áreas de invasão. “Desapropriação mesmo será somente em dois pontos: próximo ao Minas Shopping e uma pequena desapropriação no anel rodoviário”, esclareceu.O Secretário destacou que está obra está sendo possível graças ao bom entendimento entre os governos Estadual e Municipal. “O Estado e Prefeitura demonstram com essa parceria como fazer uma política para a sociedade, que serve de exemplo para país”.O secretário esclareceu, ainda, que o Governo do Estado recebeu, ontem, da Prefeitura de Belo Horizonte os projetos básicos da Avenida dos Andradas, Contorno e Cristiano Machado, que juntamente com a MG 010 constituem-se a Linha Verde. Estes projetos serão detalhados pelos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e posteriormente colocado em licitação. A previsão é de que os editais estejam na praça dentro de 10 dias. Enquanto é feita a licitação pelo DER/MG, a Prefeitura irá providenciar a licença ambiental (Eia Rima), que deverá ocorrer, conforme está previsto, para até 15 de julho.De acordo com o secretário Agostinho Patrus, as obras de implantação da Linha Verde começam em setembro deste ano com a liberação, já sinalizada pelo Governador Aécio Neves, de recursos da ordem de R$270 milhões de reais. A previsão de conclusão do conjunto de obras é setembro de 2006.Por sua vez, o presidente da BHtrans Ricardo Mendanha, disse que a necessidade da obra é bem clara, por estar numa área que mais cresce a região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele também destacou o bom entendimento entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que tem proporcionado a implantação da Linha Verde. Os vereadores Hugo Thomé, Neyla Batista e Miguel Corrêa Júnior da Comissão de Administração Pública da Câmara, destacaram a importância da Linha Verde para a capital mineira, sobretudo para o vetor norte, que envolve as regiões Norte, Nordeste e Venda Nova. Eles consideram a obra como um marco no desenvolvimento de Belo Horizonte, contribuindo para fortalecer a vocação para o turismo de negócios.As obras da Linha Verde prevêem intervenções na Avenida dos Andradas e Contorno, Avenida Cristiano Machado e Rodovia MG-010. Este é o maior conjunto de obras já realizado em Belo Horizonte nos últimos 20 anos, segundo Agostinho Patrus.FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (22/06/05)