Foto: Omar Freire

O Governador Aécio Neves autorizou, nesta terça-feira (14), no Palácio da Liberdade, o início imediato das obras de pavimentação de trecho de 12 quilômetros MG-238, entre os municípios de Cachoeira da Prata e Maravilhas, na região Central do Estado (foto). Além de beneficiar o escoamento da produção regional, barateando-a e tornando-a mais rápida, a rodovia servirá como um anel viário para desviar o tráfego de veículos originado do Noroeste e Norte de Minas com destino a São Paulo, sem passar pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. A pavimentação da MG-238 consumirá recursos da ordem de R$ 4,5 milhões, Tesouro do Estado e será concluída em nove meses."São 12 quilômetros de uma estrada que terá, para a economia de Minas Gerais, impacto extremamente positivo. Nós não podemos falar em desenvolvimento, em atração de investimentos, em fortalecimento da economia local e geração de empregos, se não garantirmos um mínimo de acesso adequado a essas cidades", afirmou o governador em pronunciamento.Durante a solenidade, o governador destacou o impacto da obra que terá grande importância para todas as atividades exercidas na região. A MG-238 é uma via de acesso fundamental para integração dos municípios da região Central, pois permitirá o escoamento da produção de ardósia, minério de ferro, ferro gusa, hortigranjeiros, areia e carvão.Anel viárioA rodovia MG-238 funcionará como um grande anel que integrará as regiões Noroeste e Norte ao Oeste e Sul sem a passagem dos caminhões pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. A pavimentação facilitará o tráfego de cerca de 500 caminhões que transitam pela rodovia diariamente. A rodovia permitirá a ligação da BR-040 (em Sete Lagoas) à BR-262 (Pará de Minas) até a BR-381 (Itatiaiuçú), sem precisar passar por Belo Horizonte, diminuindo custo e tempo de viagem (veja o mapa no arquivo anexo).ArdósiaA pavimentação da MG-238 facilitará ainda a expansão do setor de rochas ornamentais que tem nesta região o mais importante pólo. O município de Papagaios, por exemplo, é o maior produtor de ardósia da região e responsável por 90% da produção de rochas ornamentais do Estado. No ano passado, exportou R$ 60 milhões para cerca de 70 países, com crescimento de 41% em relação ao ano anterior. A produção de rochas ornamentais gera no município cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.O Brasil é o segundo maior consumidor de ardósia e o segundo no ranking das exportações mundiais desse material. Entre as 600 variedades comerciais de rochas ornamentais produzidas no país, as ardósias aparecem na terceira posição, respondendo por 8,3% da produção. É de Minas Gerais que parte a maior contribuição para a formação desse quadro. Minas Gerais é responsável por 90% da produção nacional, fazendo do Estado o principal centro produtor do país.Déficit ZeroSegundo o governador, os recursos para a obra só foram possíveis em função do equilíbrio das contas do Estado, o Déficit Zero, e já estão disponíveis na Secretaria de Estado de Transportes. No entanto, ele afirmou ser de fundamental importância dar prioridade a obras que podem estimular desenvolvimento regional."Se não podemos fazer tudo de uma vez, é importante dar prioridades às obras que são estimuladoras do desenvolvimento, geradoras de renda e empregos, pois permitirão, com o crescimento das atividades do seu entorno, dotar o Estado de novas condições para fazer outros investimentos", disse.Em seu pronunciamento, Aécio Neves destacou investimentos do Estado em estradas. Ele lembrou que o Programa de Pavimentação das Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso) , que vai pavimentar acessos de 224 municípios, já está com 70 trechos em obras.Já o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária (ProMG), pretende recuperar, até o final de 2006, toda a malha rodoviária estadual pavimentada, totalizando 10 mil quilômetros. O Governo do Estado investiu, no ano passado, R$ 75 milhões na recuperação de 2,5 mil quilômetros da malha estadual. Ao final de 2005, serão recuperados outros 5 mil quilômetros da malha rodoviária estadual, em várias regiões, com recursos da ordem de R$ 150 milhões.EletrificaçãoO governador determinou ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Morais, a realização de investimentos de R$ 15,5 milhões em projetos de eletrificação na região de Papagaios, beneficiando os municípios de Papagaios, Pitangui, Pompéu e Maravilhas, e nas áreas rurais de Veredas, Olhos D’Água e Porto Mesquita. O objetivo é eliminar problemas de suprimento de energia elétrica nestas regiões devido ao esgotamento do atual sistema de Média Tensão (MT em 13,8 kV). A previsão de término das obras é dezembro de 2006."Esse investimento será importante para região, para que as atividades econômicas possam se desenvolver com maiores condições de atração de novos investimentos e ampliação dos atuais que já estão instalados", completou.Durante a solenidade, que contou com a presença de prefeitos e lideranças políticas da região Central, o governador recebeu homenagem pelos investimentos. O produtor rural de Pequi, Benvindo Reis, afirmou que a pavimentação da MG-238 é uma reivindicação histórica da região."É um sonho dos produtores que só agora conseguiu apoio para ser realizado para executar a obra de tanta importância para a região", disse. O governador ainda recebeu uma placa pelos serviços prestados à região. Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (17/06/05)