O Governador Aécio Neves anunciou nesta terça-feira 24, no Palácio dos Despachos um conjunto de obras que vai facilitar o acesso à região norte e noroeste de Belo Horizonte e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Estas obras contarão com investimentos de R$ 270 milhões que, segundo o governador Aécio Neves, já estão assegurados. Segundo ele isto só foi possível devido ao equilíbrio das contas do Estado e a aplicação do Choque de Gestão em Minas. Este conjunto de obras, denominado – Linha Verde, compreende obras na Avenida dos Andradas e Contorno, Avenida Cristiano Machado e Rodovia MG-010. Este é o maior conjunto de obras já realizado em Belo Horizonte nos últimos 20 anos. As obras na MG-010 terão início em Julho. As Obras do Arrudas e Cristiano Machado em Setembro deste ano.Segundo o Secretário de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús a Linha Verde trará significativa melhoria na qualidade de vida da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Conheça a Linha Verde O Projeto Linha Verde foi criado em sintonia com a população e beneficiará três milhões de pessoas, 60 bairros de Belo Horizonte e 8 municípios da Região Metropolitana. As obras vão atrair ainda mais investimentos, movimentar o comércio local, valorizar os imóveis da região, facilitar o deslocamento dos trabalhadores com rapidez e segurança e gerar empregos para os mineiros.É o Governo de Minas reafirmando o seu compromisso com a gestão austera e eficiente do dinheiro público, o que permite gastar menos com o próprio governo para gastar mais com a população. Em resumo, um marco do desenvolvimento do nosso Estado. Mais um grande avanço no ano dos avanços para Minas Gerais. Belo Horizonte. A terceira capital do país e uma das cidades com maior potencial para desenvolver o turismo de lazer e de negócios, atraindo visitantes, sediando feiras, eventos e encontros de nível nacional e internacional. É também o maior dos municípios de Minas, um Estado que nos últimos dois anos equilibrou as contas públicas e zerou um déficit anual de mais de 2 bilhões de reais, resultado de um choque de gestão que assegurou as condições para o Estado fazer investimentos em infra-estrutura e, assim, criar um ambiente favorável a chegada de novos investimentos.É nesse cenário que está nascendo a Linha Verde, uma obra do Governo de Minas que certamente representa um marco no desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As três obras que constituem a Linha Verde –Avenida dos Andradas e Avenida do Contorno, Avenida Cristiano Machado e MG-10 – irão configurar um eixo estratégico de geração de investimentos, negócios e benefícios. A primeira grande mudança que acontecerá com a implantação da Linha Verde será na Avenida dos Andradas, nos quarteirões situados entre a Alameda Ezequiel Dias, indo até a Contorno no cruzamento com a Rua Rio de Janeiro. Nesse trecho, o Ribeirão Arrudas será coberto, dando lugar a pistas mais largas para o trânsito, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico, além de ciclovia no trecho entre a alameda Ezequiel Dias e o viaduto Santa Tereza.A partir deste local,, a Linha Verde cruza o Túnel da Lagoinha e chega até a Cristiano Machado, principal acesso à região Norte da cidade.Na Avenida Cristiano Machado estão previstas seis grandes intervenções:A primeira delas será nos cruzamentos com a Rua Jacui e, um pouco mais à frente, com a Avenida Silviano Brandão.No cruzamento com a Avenida José Candido da Silveira acontecerá a segunda grande intervenção da Linha Verde.Neste local estão previstas obras ligando a Avenida José Cândido da Silveira com a Cristiano Machado, que irão assegurar o trânsito livre nos sentidos cidade-aeroporto, aeroporto-cidade.Na região do Minas Shopping uma das mais movimentadas interseções da Linha Verde, a Cristiano Machado recebe grande fluxo de veículos da avenida Bernardo de Vasconcelos, principal ligação entre a região e a avenida Antonio Carlos. Ali se dará a terceira grande intervenção, garantindo trânsito sem interrupções, transposição e retorno na avenida e segurança para os pedestres. A quinta e mais importante intervenção do complexo de obras da Linha Verde acontecerá no cruzamento do Anel Rodoviário.Ali serão alargados os viadutos sobre a avenida e construídos dois viadutos para acesso a Santa Luzia. Serão criadas também as ligações entre o Anel Rodoviário e a Cristiano Machado, facilitando o atendimento aos bairros da região. A próxima via de porte a interceptar a Cristiano Machado após o Anel Rodoviário é a Avenida Sebastião de Brito. Além de promover a ligação com diversos bairros, ela é também uma alternativa de acesso ao Aeroporto da Pampulha.Naquele cruzamento se dará a quinta intervenção, onde será construída uma praça rotatória para atendimento ao tráfego local. O local da sexta e última intervenção da Linha Verde na Cristiano Machado é no cruzamento com a Avenida Waldomiro Lobo, via de grande importância para todos os bairros da região.Esta via será mantida no mesmo nível, com uma rotatória para atendimento ao tráfego local.Em todas estas importantes intervenções, haverá espaços especialmente projetados para a travessia dos pedestres com segurança.Ao final da Cristiano Machado, tem início a MG 10, uma via expressa que faz ligação final com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves.Serão 22 quilômetros em pista dupla, sem restrição ao desenvolvimento do tráfego, com soluções modernas de segurança.As principais obras incluem viadutos, passarelas, trincheiras, vias marginais, pontes e ciclovias.BenefíciosA Linha Verde representa, assim um marco no desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste de Belo Horizonte, bem como de municípios na área de influência do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, ao estabelecer condições propícias ao exercício das vocações econômicas da região, como o turismo de negócios e de lazer, e à atração de mais investimento.O Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais aponta ainda como benefícios gerados pela Linha Verde o deslocamento mais rápido e seguro do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho, bem como o acesso mais fácil e ágil às áreas hospitalares de Belo Horizonte e de Venda Nova. Aliado a esses fatores, destaca o secretário, as obras vão facilitar o acesso ao aeroporto internacional, que tem um fluxo médio de 8 mil passageiros/dia. “ A linha Verde dota Belo Horizonte de um sistema viário moderno, eficiente e seguro”, diz Patrús.Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, a obra vai representar um marco no desenvolvimento da região Norte e dos municípios diretamente beneficiados, sendo também decisiva para um melhor aproveitamento da estrutura hoteleira e de lazer de Belo Horizonte. Com efeitos extremamente positivos para várias áreas do setor de serviços.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (23/05/05)