Foto: Renata Vilella

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado Agostinho Patrús, esteve na Prodemge na tarde de segunda-feira (09/05) onde falou sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria. Acompanhado do assessor de informática da Setop, Ricardo Miranda, o secretário agradeceu à Prodemge pela oportunidade de apresentar as atividades de sua pasta aos técnicos e gestores da Companhia, afirmando que "sem sistemas de informação consistentes os órgãos públicos não têm condições de prestar os serviços que a população exige. O mundo moderno não gira sem os sistemas de informação". O deputado Agostinho Patrús falou sobre a finalidade da Secretaria, que é, segundo ele, responsável por todas as obras públicas, de construção civil e viária do Estado. Agostinho Patrús explicou que a Setop trabalha em projetos conjuntos com as prefeituras de Minas Gerais, fornecendo recursos financeiros e material betuminoso para a abertura e melhoria de acesso das estradas e vias urbanas, para calçamento, construção de ginásios, postos de saúde, escolas e também para obras de saneamento, construção de pontes, dentre várias outras modalidades. Segundo o secretário Patrús, em 2004 foram executados 1029 projetos oriundos de convênios celebrados com prefeituras mineiras. Ele comentou que a capilaridade desses projetos foi marcante, tendo sido atendidas todas as regiões administrativas do Estado. "A concentração de recursos no Governo Federal e o aumento da responsabilidade dos municípios é uma situação que chama cada vez mais nossa atenção", afirmou o secretário. Outra linha de atuação marcante da Setop é, como informou o deputado Agostinho Patrús, a melhoria da infra-estrutura dos acessos viários e, nesse sentido, a Secretaria está trabalhando para a concretização do Projeto Pró-Acesso, que prevê a interligação de todas as cidades mineiras através de estradas asfaltadas até o final de 2006, sendo necessária a construção de 5.600 km de estradas. "Temos hoje 224 municípios mineiros para os quais não há acesso por estrada asfaltada", informou o secretário. O deputado Agostinho Patrús, em debate com o público, comentou aspectos como a concessão de estradas estaduais a empresas privadas, a cobrança de pedágios, o emprego do imposto sobre os combustíveis e o bloqueio dos recursos pelo Governo Federal, dentre outros aspectos. Ao final do debate o diretor-presidente, Maurício Dias Costa afirmou: "diante dos impressionantes números aqui apresentados, podemos verificar mais uma vez a capacidade desse governo de realizar tanto com recursos escassos". Segundo o diretor-presidente, certamente o uso de sistemas de informação pode ser apoio fundamental para a melhor aplicação dos recursos do setor, sendo também a certificação digital uma ferramenta de grande valor, uma vez que, segundo o deputado Patrús, "há uma movimentação muito grande de papéis na Setop, referentes a licitações e outros processos inerentes à atividade". Fonte: PRODEMGE (10/05/05)