O Governo do Estado licita no dia 06 de maio as obras de conclusão do Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais (Expominas). A informação é do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop/MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).A licitação prevista para maio prevê recursos da ordem de R$ 41 milhões de reais para as obras da terceira e última etapa do projeto, que englobam construção do sistema viário, climatização, comunicação visual, acústica, instalações elétricas e paisagismo. De acordo com o Deop/MG, a previsão do início das obras complementares é junho deste ano.Atualmente, o Governo do Estado está executando a segunda fase do projeto com a construção dos setores de eventos paralelos, administração, estacionamento, subestação, galeria técnica e dutos de ar condicionado. Está sendo concluído o prédio anexo com dois pavimentos e 3.500 metros quadrados. Segundo Marcus Vinícius Duarte Câmara, engenheiro do Deop/MG responsável pela obra, o prédio anexo irá abrigar a parte administrativa, diversas salas, nove banheiros, restaurante e um auditório para 1000 lugares. Nas obras da segunda etapa estão sendo investidos R$41,500 milhões. De acordo com o engenheiro, o Expominas contará com estacionamento para 2230 carros, dos quais 230 são cobertos. Segundo ele, os três pavilhões terão capacidade para 45 mil pessoas. “Com as novas obras, o Expominas passará a ocupar uma área construída de 66.950 metros quadrados e se transformará num importante centro de exposições do País”, enfatizou. O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrus, considera a conclusão das obras do Expominas de fundamental importância para o incremento do turismo de negócios em Belo Horizonte. Na sua avaliação, a conclusão do empreendimento irá consolidar a vocação de Belo Horizonte para o segmento de eventos.O projeto total, incluindo todas as fases do projeto, está orçado em cerca 130 milhões de reais. Os recursos para as obras são oriundos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Quanto ao processo de desapropriação das famílias que estão dentro da área do empreendimento, a Codemig informa que restam apenas quatro residências de um total de 35 imóveis. Além disso, a Codemig está cuidando da transferência da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) para a avenida Presidente Antônio Carlos, região Norte de Belo Horizonte. A transferência, prevista para agosto deste ano, permitirá a expansão da área do Expominas. FONTE: Assessoria de Comunicação/SETOP (26/04/2005)