O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se uniram para apoiar as ações do Movimento Maio Amarelo 2019, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as questões do trânsito. Para isso, um filme de 15 segundos, com mensagens educativas sobre trânsito, será divulgado nos monitores dos vagões do metrô entre os dias 30 de abril (terça-feira) e 31 de maio (sexta-feira).

Uma série de nove cartazes, com dicas sobre beber e não dirigir; respeito ao ciclista; prudência com o excesso de velocidade; uso do capacete pelo motociclista; os perigos de usar celular ao volante; a importância de utilizar a faixa de pedestre e o cinto de segurança estará fixada em pontos estratégicos das 19 estações do metrô de Belo Horizonte, por igual período do filme.

A expectativa com a campanha de conscientização em relação ao trânsito é atingir, aproximadamente, 6,5 milhões de passageiros durante o Maio Amarelo. A educadora para o trânsito do DEER/MG, Rosely Fantoni, revela que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países onde mais se morre no trânsito. “São cerca de 50 mil vítimas por ano e estão entre as principais causas de acidentes fatais: a desatenção (30,8% de mortes); velocidade incompatível com a da via (21,9%) e ingestão de álcool (15,6%)”, explica a especialista.

O DEER e o América Futebol Clube realizaram outra parceria para difundir o Maio Amarelo. Uma versão de 30 segundos do mesmo filme será passada antes e nos intervalos dos jogos do América no Estádio Independência, durante o mês de maio. Os jogadores do clube também se engajaram na campanha de conscientização utilizando as redes sociais. Os atletas tiraram fotos segurando cartaz com o mote do Maio Amarelo: “No trânsito, o sentido é a vida”.