Foto: Patrícia Rabelo

O Governo de Minas vem concentrando seus esforços no sentido de melhorar a trafegabilidade dos segmentos ferroviários e a retomada do transportes de passageiros, por meio do programa “Trens de Minas”. A informação é do gestor do programa, engenheiro José Antônio Silva Coutinho, após se reunir com membros do grupo gestor do projeto, com o presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Jorge Sanches, e com associações e instituições interessadas na revitalização do transporte por ferrovias.Segundo ele, a revitalização dos trechos ferroviários de carga e de passageiros é de suma importância para desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda nos municípios envolvidos e uma forma de resgatar a memória ferroviária. “É o reconhecimento a grande contribuição que a ferrovia proporcionou ao desenvolvimento do Estado”, garante.Durante a reunião, realizada na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), foi abordada a experiência no trecho São Lourenço/Soledade de Minas, que já está em funcionamento. O trecho serviu de exemplo de experiência que está dando certo, embora necessite de melhorias.Jorge Sanches, da ABPF, disse que o trecho só se sustenta em função da ajuda da prefeitura de Passa Quatro e dos turistas. Ele aponta o segmento turístico como grande motivador e mantenedor do sistema implantado no trecho de São Lourenço. No entanto, ele esclarece que há casos em outros municípios, onde a omissão do poder público ocasiona, dentre outros entraves, depredações e ocupações indevidas, embora haja uma resposta favorável de muitas prefeituras à questão da conservação do patrimônio, motivadas pelo ICMS Cultural. Na reunião foi levantada a necessidade de criação de um instituto de pesquisas ferroviárias com o objetivo de estabelecer parâmetros técnicos de funcionamento no tocante à eficiência e segurança para as ferrovias e, a criação de uma autarquia para suceder a Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Outra questão abordada foi o fato de a Rede Ferroviária não ter estrutura para fiscalizar toda a malha sob sua responsabilidade, o que cria uma lacuna legal que tem que ser preenchida com urgência pelo poder público. Foi ressaltada, ainda, a necessidade dos trechos serem auto-sustentáveis, o que viabiliza a continuidade do funcionamento dos sistemas revitalizados, independentemente das mudanças do cenário político. De acordo com o secretário de Transportes e Obras, Agostinho Patrus, a determinação do governador Aécio Neves é de promover de forma global o Estado e a transporte ferroviário é dos principais indutores do desenvolvimento.PROGRAMAO programa “Trens de Minas” vai reativar e melhorar alguns trechos ferroviários de interesse turístico entre eles: São João Del Rei / Tiradentes; São Lourenço /Passa Quatro; Ouro Preto/ Mariana e Barão de Cocais/ Santa Bárbara.O Governo de Minas, através de grupo de estudos proporá ao governo gestões junto às empresas concessionárias e o governo federal para implementação de um amplo programa de melhoria e modernização do setor ferroviário de carga, no qual inclui a construção do trecho Pirapora/Unaí, a Travessia de Belo Horizonte, um novo trecho ferroviário entre Sete Lagoas e Ibiá (Serra do Tigre), a revitalização do trecho Corinto /Pirapora, obras que darão ao Estado uma infra-estrutura de transportes, moderna e ágil capaz de promover, ainda mais, o desenvolvimento industrial e agrícola do Estado.Outro estudo que ficará a cargo do grupo de estudos é a revitalização de trens de passageiros em território mineiro, inicialmente com enfoque no potencial turístico e cultural do Estado.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (01/03/05)