O Governo de Minas recebeu hoje (24) as propostas para a execução das obras de ampliação e melhoramentos do Aeroporto Presidente, Castelo Branco, em São João Del Rei e do Aeroporto Presidente Jocélio Kubistscheck, em Diamantina. Seis empresas apresentaram propostas para as obras no aeroporto de São João Del Rei e outras seis para o de Diamantina. Os dois aeroportos funcionarão como portas de entrada do Projeto Turístico Estrada Real.O próximo passo é a análise da documentação das empresas concorrentes e, em seguida, a abertura das propostas de preço. A construtora que apresentar o menor preço será a vencedora. Disputam as obras do São João Del Rei as empreiteiras Egesa, Galvão, Conserva, Fidens, Conwan e A. Madeira. Já as construtoras Melo Azevedo, Conserva, Fidens, Egesa, Cincop e Equipav, concorrem às obras de Diamantina. Foram vendidos 108 editais para as duas obras.A ampliação dos aeroportos visa transformar o atuais aeródromos locais em regionais nos moldes dos aeroportos de Montes Claros, Ipatinga e Uberaba, que já atendem a viação regional e comercial, operando com aeronaves acima de 50 lugares. Aeroporto de São João Del ReiO novo projeto do aeroporto de São João Del Rei prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem, passando dos atuais 1100 X 15 metros para 1610 metros X 30metros, construção de pista de taxiamento de aeronaves, ampliação de pátio de estacionamento de aeronaves, construção de pátio de estacionamento de veículos e a construção do novo terminal de passageiros. O terminal acompanhará as características do complexo arquitetônico de São João Del Rei.O projeto contempla, também, a implantação de sistema de combate a incêndio (Secinc) e sistema de segurança e proteção ao vôo, que incluiu o balizamento noturno e a duplicação do atual acesso rodoviário ao aeródromo com cerca de 1 km. De acordo com Julio César Diniz Oliveira, engenheiro responsável pelo projeto, a ampliação do aeroporto está orçada em 18 milhões de reais. Segundo ele, 11 milhões o Estado está buscando junto a Aeronáutica, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) e o restante é contrapartida do Estado. “Há uma sinalização da aeronáutica em liberar recursos no segundo trimestre deste ano. O Governo de Minas tem trabalhado para isso”, informou.Júlio Diniz disse ainda que o projeto de ampliação do Aeroporto já está aprovado pela aeronáutica e os estudos ambientais estão em análise na Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), visando a licença de instalação e a prefeitura de São João Del Rei já elaborou o decreto autorizando a desapropriação da área de ampliação do aeroporto.Aeroporto de Diamantina O projeto de ampliação do Aeroporto de Diamantina prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem, passando dos atuais 1100 metros para 1400 metros por 30 m de largura, construção de pátio de estacionamento de aeronaves e pista de taxi e a construção do novo terminal de passageiros, com 500 m². O terminal acompanhará as características do complexo arquitetônico de Diamantina.O projeto engloba, ainda, a implantação de sistema de combate a incêndio (Secinc) e sistema de segurança e proteção ao vôo, que incluiu a complementação do balizamento noturno e construção de edificação para abrigar a estação de telecomunicações. O projeto está orçado em de 13 milhões de reais, sendo R$ 7 milhões 150 mil do governo Federal e o restante de contra-partida do Estado.O município de Diamantina foi reconhecida pela Unesco como cidade “Patrimônio Cultural da Humanidade. Este fato vem aumentando significativamente o fluxo turístico, inclusive internacional, gerando desenvolvimento e empregos em toda região e despertado interesse de companhias aéreas em fazer vôos regulares à cidade. Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrus, com a ampliação do aeroporto de São João Del Rei e Diamantina, Minas amplia a rede de aeroportos regionais do Estado que passa a ter dois aeródromos nas portas de entradas da “Estrada Real”, possibilitando o fluxo de turismo. A Estrada Real vem despertando o interesse de empresas empreendedoras de turismo, o que significa a geração de emprego e renda”, garantiu.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (24/02/05)