O DER, órgão do sistema de transportes e obras de Minas Gerais, iniciou ontem uma série de blitze para fiscalizar o transporte clandestino de passageiros durante o período de Carnaval. O crescimento da demanda nesta época do ano provoca o aumento de veículos realizando irregularmente o transporte de passageiros nas rodovias estaduais e federais do Estado.Até o dia treze próximo, primeiro domingo após o Carnaval, serão realizadas 225 blitze pelas quarenta regionais do DER no estado, em diferentes locais e horários. O trabalho, que é de rotina mas que durante os períodos de maior movimentação de passageiros nas rodovias ganha reforço de pessoal, é realizado com o apoio das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.Os veículos em que forem constatadas irregularidades, poderão ser apreendidos ou mesmo impedidos de prosseguirem viagem. Os passageiros usuários do transporte clandestino não têm assim qualquer garantia, arriscando-se a ficarem na estrada. Além do risco de prejuízo material e do desconforto de ficarem impedidos de seguir viagem, o usuário do transporte clandestino fica exposto a acidentes pois se utilizam de veículos sem qualquer controle, seguro de vida em caso de acidentes e normalmente sem manutenção de qualidade. AUTORIZADOSPara quem pretende viajar neste Carnaval a recomendação do DER é que utilizem o sistema regular de transportes, adquirindo suas passagens com antecedência, evitando assim o tumulto de última hora e também na previsão de eventuais horários extras.Grupos que optarem pelo fretamento para viagens, deverão consultar antes o DER para saber se veículo e motoristas estão cadastrados no órgão para este tipo de serviço. Na Região Metropolitana esta informação pode ser obtida através do telefone 3379.1125. Nas demais regionais nas Coordenadorias Regionais do DER, através do 0800.99.1517, o interessado pode saber o telefone e endereço da coordenadoria mais próxima. Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (01/02/05)