O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús, que esteve em audiência com o governador Aécio Neves, nesta segunda-feira (31), defendeu uma ação conjunta de toda a bancada mineira no Congresso Nacional, independentemente de partidos políticos, para evitar o corte de gastos que o Governo Federal pretende fazer no Orçamento de 2005. Para o secretário, o contingenciamento das verbas previstas nas emendas apresentadas pela bancada mineira poderá prejudicar a realização de obras de infra-estrutura do Estado e, conseqüentemente, o crescimento do país, já que Minas Gerais tem a maior malha viária do país."Nós temos a expectativa de que não haja esses cortes pois as estradas federais de Minas não servem apenas aos mineiros, mas a todo o país. Por aqui passam as cargas e os passageiros de Norte a Sul", afirmou.O secretário alerta que as rodovias federais que passam por Minas já estão necessitando de urgentes reparos e, com o corte de gastos na área de infra-estrutura de transportes, a situação poderá se agravar. Segundo Agostinho Patrús, que é presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transportes, em todo o país há uma ansiedade muito grande dos governantes com relação à estrutura de transportes."A gente espera que não haja contingenciamento na área de infra-estrutura de transportes para que o país possa ter condições de ser competitivo não só internamente, mas também no exterior", disse.Em 2005, o orçamento da União prevê o repasse de R$ 1,37 bilhão para Minas Gerais. Desse montante, R$ 422 milhões são relativos às emendas apresentadas pela bancada mineira. Outros R$ 475 foram incluídos pelo relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR).Rodovias estaduaisEm 2004, o governo do Estado, por meio do programa Pró-MG, recuperou 2,5 mil quilômetros de estradas estaduais. Em 2005, mais 5 mil quilômetros serão recuperados e em 2006, outros 2,5 mil quilômetros passarão por reformas, num total de 10 mil quilômetros de estradas estaduais.Segundo o secretário Agostinho Patrús, o Estado já assegurou R$ 300 milhões, recursos do Tesouro do Estado e da Cide, (imposto dos combustíveis) para recuperação e construção de estradas estaduais e municipais em todo o Estado. A meta, segundo o secretário, é chegar até o final de 2006 com todas as estradas recuperadas.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (01/02/05)