Foto: Divulgação / Deop-MG

O Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) já está na etapa final dos processos de licitação e ordem de início de sete unidades prisionais que serão concluídas em diferentes cidades mineiras, de acordo com a determinação do governador Aécio Neves. As obras são resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o Deop-MG e fazem parte do programa de segurança anunciado pelo governo do Estado em novembro do ano passado.As unidades prisionais serão construídas em cinco regiões de Minas: região da Mata (conclusão da construção da Penitenciária Regional de Muriaé), região Sul (conclusão da construção da Penitenciária Regional de Três Corações), região do Alto Paranaíba (conclusão da construção da Penitenciária Regional de Patrocínio), região Central (conclusão da construção da Colônia Penal de Vespasiano e da Penitenciária Regional de Santa Luzia e construção do Presídio de Ribeirão das Neves) e região do Triângulo (construção da Penitenciária Regional de Uberaba).As construções representam um investimento de 80 milhões de reais em recursos próprios do Estado e um aumento de 2.727 vagas, contribuindo para reduzir o déficit prisional em Minas Gerais. As Penitenciárias Regionais, com exceção de Santa Luzia com 200 vagas, têm capacidade para 396 detentos, a Colônia Penal de Vespasiano comporta 143 pessoas e o novo Presídio de Ribeirão das Neves possuirá 800 vagas. De acordo com a Diretoria do Deop-MG, todas as obras já foram licitadas e, nos próximos dias, as sete unidades estarão em construção em ritmo acelerado.As obras em processo de conclusão iniciaram no final do governo anterior, mas foram paralisadas por necessidade de adequação dos projetos para aumento do número de vagas, o que fez com que os recursos iniciais fossem insuficientes. Até o final de 2005, as sete unidades prisionais já estarão finalizadas, conforme orientação do governador.ObrasTodas as obras citadas vão integrar os novos investimentos do governo Aécio Neves no setor de Segurança Pública.Em 2003, o DEOP-MG concluiu as Penitenciárias de São Joaquim de Bicas, Pará de Minas e Uberlândia e a Cadeia Pública de Araguari.Em 2004 foram entregues as Cadeias Públicas de Araçuaí e Viçosa, a Penitenciária Regional de Juiz de Fora e a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, além do Centro de Internação Provisória (Ceip) de Teófilo Otoni e dos Centros de Internação do Adolescente (Cia) de Governador Valadares e Montes Claros, todas pertencentes ao sistema de segurança da Seds.