O Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Transportes e Obras Públicas assinou hoje (22) convênio com a Rede Ferroviária Federal S/A, em liquidação, objetivando estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento de projetos que venham promover a revitalização do transporte ferroviário de carga e passageiros no Estado de Minas Gerais e a preservação do patrimônio histórico ferroviário.Segundo o Secretário da Casa Civil, Deputado Danilo de Castro este convênio atende à determinação do Governador Aécio Neves de promover o Estado de forma global, tendo na ferrovia um dos mais expressivos indutores. Danilo de Castro ressaltou a importância do convênio para o retorno dos trens de passageiros e da exploração do turismo em Minas.Durante a solenidade realizada no Palácio dos Despachos foi entregue ao governo um documento no qual empresários e técnicos do setor público definem ações necessárias para o aprimoramento da malha logística do Estado objetivando a expansão do agro-negócio em Minas. Estas ações foram discutidas durante o seminário: “Desafios de Logística para o Agronegócio”, promovido pela Casemg.PioneirismoPara o liquidante da Rede Ferroviária Federal S/A, Edson Ronaldo Nascimento, Minas Gerais sai na frente dos demais estados brasileiros na busca da preservação do patrimônio Histórico ferroviário do Brasil e da exploração turística dos trechos ferroviário.Segundo o Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Deputado Agostinho Patrús as ferrovias de Minas Gerais têm especial significado na logística de transportes de Minas, sendo alternativa viável e necessária para eficácia do processo de desenvolvimento econômico e da conseqüente redução do “Custo Brasil”.Segundo ele, o Governo de Minas está desenvolvendo ações e projetos para ampliar a malha viária mineira. Entre estes projetos destaca-se a negociação de parcerias para revitalizar ferrovias e eliminar os principais gargalos na malha ferroviária, uma vez que esse modal representa um dos menores custos logísticos. Tais ações, segundo Patrús se fazem necessárias, sobretudo, neste momento em que o agronegócio mineiro vem demonstrando seu dinamismo, tendo ampliado a produção de seus principais produtos.O Secretário de Transportes salienta que pela sua tradição histórica, o transporte ferroviário de passageiros também tem merecido atenção do Governo do Estado, por meio do programa “Trens de Minas”, como componente de grande potencial para o desenvolvimento regional sustentado, implementando o turismo e gerando novos campos de trabalho. O Convênio assinado pelo liquidante da Rede Ferroviária Federal S/A, Edson Ronaldo Nascimento e pelo Secretário de Transportes Agostinho Patrús, é mais um passo para o estabelecimento de um grupo de trabalho que, além de estudar e viabilizar o Programa de Turismo através de ferrovias, denominado “Trens de Minas”, e vai analisar a viabilidade da volta dos trens de passageiros em Minas, bem como a eliminação de gargalos existentes na malha ferroviária de Minas, impedimento para a sua expansão e aprimoramento do escoamento da produção industrial e do agronegócio do estado.O programa “Trens de Minas” vai reativar e melhorar alguns trechos ferroviários de interesse turístico entre eles: São João Del Rei / Tiradentes; São Lourenço /Passa Quatro; Ouro Preto/ Mariana e Barão de Cocais/ Santa Bárbara que deverão demandar recursos da ordem de R$56 milhões.O Governo de Minas, através de grupo de estudos proporá ao governo gestões junto às empresas concessionárias e o governo federal para implementação um amplo programa de melhoria e modernização do setor ferroviário de carga, no qual inclui a construção do trecho Pirapora/Unaí, a Travessia de Belo Horizonte, um novo trecho ferroviário entre Sete Lagoas e Ibiá, a revitalização do trecho Sete Lagoas /Pirapora, passando por Corinto e a travessia da Serra do Tigre, obras que darão ao Estado uma infra-estrutura de transportes, moderna e ágil capaz de promover, ainda mais, o desenvolvimento industrial e agrícola do Estado.Outro estudo que ficará a cargo do grupo de estudos é a revitalização dos trens de passageiros em território mineiro, buscando uma maior eficiência nos transportes coletivos de longa distância.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (23/12/04)