O secretário Agostinho Patrus anunciou ontem que a meta do governo é de recuperar mais cinco mil quilômetros de sua malha rodoviária. Os recursos para esta ação a ser desenvolvida pelo DER já estão assegurados, garantiu o secretário, durante a reunião de fim de ano da diretoria, coordenadores regionais e corpo técnico do órgão, para avaliação do desempenho em 2004.Em sua exposição sobre as metas do governo, o secretário reafirmou o compromisso do governador Aécio Neves de recuperar até 2006, dez mil quilômetros de rodovias estaduais e de implementar novos projetos do ProAcesso em 2005."A orientação do governador é para que as obras sejam iniciadas com os recursos garantidos. Nenhuma obra rodoviária em Minas será paralisada por falta de dinheiro. Além dos recursos do Tesouro, dos repasses da CIDE, o governo está em negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a obtenção de um empréstimo. Esta operação só será possível por que Minas conseguiu, com muito esforço, zerar o seu déficit".No encerramento do encontro, o diretor-geral do DER, José Elcio Santos Monteze, destacou o compromisso e o engajamento do Departamento no desafio lançado pelo governador Aécio Neves de reduzir o número de buracos a zero, "a responsabilidade que foi dada ao DER pelo governador está dentro das condições e da competência que temos, as nossas 40 cordenadorias regionais já estão abastecidas de material betuminoso", concluiu Monteze.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (17/12/04)