O Governo de Minas Gerais já vem trabalhando, desde o ano passado, para garantir o funcionamento do Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso no Vale do Aço. Em junho de 2015 lançou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 02/2015, visando a obtenção de estudos, levantamentos e demais itens necessários para a exploração, operação e administração do Aeroporto da Usiminas.

No próximo dia 29 de fevereiro, às 15 horas, no Plenário do Prédio Minas, 9º andar, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, será realizada uma audiência pública para apresentação e discussão da licitação pública, com objetivo de Parceria Público-Privada, na modalidade de concessão patrocinada para a exploração do Aeroporto da Usiminas.

Diante da decisão da Usiminas, atual administradora do aeroporto, sobre o encerramento da operação no aeroporto localizado no município de Santana do Paraíso, a partir do dia 12 de março, comunicada à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em janeiro último, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), já busca alternativas até que o processo licitatório de concessão seja concluído.

O convênio de delegação para exploração do Aeroporto da Usiminas junto à Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal já foi, inclusive, assinado pelo Governo de Minas Gerais. A determinação é que o aeroporto não interrompa seus voos comerciais a partir do dia 12 de março.