balsa-01

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP) abre licitação para exploração da balsa que faz a travessia do Rio São Francisco entre os municípios de Manga e Matias Cardoso. As propostas devem ser entregues na Secretaria – Cidade Administrativa – até 19 de outubro deste ano, às 17h e a abertura dos envelopes acontecerá no dia 20/10 – às 10h.

A proposta vencedora será a que apresentar menor tarifa e a concessão para explorar o serviço é por 15 anos. A concessionária deverá atender os usuários satisfazendo as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua aplicação e tarifas justas.

Com o intuito de considerar a plena operação do serviço, foi utilizado, para fins de dimensionamento e viabilidade da concessão, o modelo operacional com cinco balsas, sendo quatro operantes e uma reserva para eventuais necessidades. Contudo se trata apenas de uma sugestão do modelo de operação que atende todas as premissas, não sendo o único modelo que poderá ser utilizado.

A Balsa funcionará de maneira ininterrupta durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Atualmente, ocorrem aproximadamente dez viagens completas (ida e volta) diárias por balsa, totalizando em media 1.200 viagens por mês, segundo levantamento realizado no local de travessia por funcionários da SETOP. 

balsa-02

Fotos: Acervo SETOP