O governador Fernando Pimentel assinou hoje (13/07) as ordens de serviços para a retomada imediata de obras paralisadas pelo governo passado e ressaltou que apesar das dificuldades financeiras do Estado, 52 obras prioritárias serão reiniciadas, garantindo que todas as 772 obras serão feitas ao longo da sua gestão.

Pimentel ressaltou, porém, que a partir de agora o modelo para definição das obras públicas é o dos fóruns regionais. Segundo ele, até agosto deste ano todos os 17 já estarão instalados, garantindo a efetiva participação popular na definição das políticas públicas de Minas. “Vamos terminar esse conjunto de obras herdado da gestão passada e fazer um novo, resultante da consulta democrática em todas as regiões do Estado”.

Na mesma solenidade, o governador assinou o decreto que institui o Plano Geral de Obras Públicas, a Câmara de Coordenação de Obras Públicas, que incluem os chefes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, e o Grupo Executivo de Obras Públicas. O objetivo é cadastrar as obras estratégicas que serão executadas pelos órgãos e entidades do governo.

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, ressaltou ainda que a Comissão de Acompanhamento de Obras Públicas de Minas listou 772 obras paralisadas em todo o Estado - sem contabilizar as de pequeno porte – e que a opção foi recomeçar pelas mais necessárias – como hospitais, escolas e cadeias – e as que correm risco de perda do serviço.

Com investimentos da ordem de R$ 463,5  milhões, serão executados obras pelos departamentos de Estradas de Rodagem (DER-MG) e de Obras Públicas (Deop-MG). Outros R$ 401 milhões já haviam sido autorizados no início de maio para recuperação, manutenção e projetos para as estradas estaduais mineiras, o que dá um total de R$ 864,5 milhões. Além deste valor, serão investidos R$ 179,5 milhões este ano em pavimentação de rodovias e construção de pontes.

Serão reiniciadas as obras nos terminais metropolitanos do Move – Bernardo Monteiro, na região hospitalar da capital mineira; São Benedito, em Santa Luzia e Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Em Belo Horizonte, serão concluídas as obras de reforma e restauração da Escola Estadual Milton Campos (Colégio Estadual Central) e do prédio do Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (Rainha da Sucata), na Praça da Liberdade. Ainda naquele Circuito Cultural, serão licitadas as obras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e do Museu Mineiro, localizado à avenida João Pinheiro, ao lado do Arquivo Público.

Na saúde, o destaque é para a conclusão dos hospitais regionais de Governador Valadares e Teófilo Otoni. Serão retomadas também obras de ampliação das cadeias públicas de Alfenas, Divinópolis, Itajubá e Montes Claros que, após a conclusão, aumentará em mais 1.128 o número de vagas no sistema prisional mineiro.

Na área de Educação serão retomadas 13 obras em dez municípios do Estado. Dentre elas estão a reforma e ampliação da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) em Belo Horizonte, construção do prédio da Escola Estadual ASC Conjunto Beija Flor III, em Uberaba e conclusão da construção da Escola Estadual Timóteo Lisboa Guerra, em Jaíba.

Fotos: Mércia Lemos / Ascom SETOP

Apresentação: Ordem de serviço para reinício de obras (.pdf - 802kb)

Relatório preliminar da Comissão de Acompanhamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, instituída pelo Decreto NE92, de 14 de abril de 2015. Obras encontradas paralisadas em janeiro de 2015 (.pdf - 364kb)