Reunião com corpo técnico do DER
Foto: Pedro Homem
O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrus, se reuniu, ontem (04), com a diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e os coordenadores das 40 regionais da entidade em Minas Gerais. Na reunião foram apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Setop, entre os quais o Proacesso, o Pro-MG, o PPP e os convênios estabelecidos entre o Estado e as prefeituras mineiras. De acordo com o Secretário, estão previstos a celebração de cerca de 400 convênios com municípios mineiros, visando à construção de pontes, asfaltamento de ruas, calçamento de vias publicas, entre outros projetos.O Secretário solicitou o empenho de todo corpo técnico do DER, sobretudo dos coordenadores regionais, na atuação junto as prefeituras, no sentido de agilizar a execução dos programas e convênios. Agostinho Patrus se comprometeu a viabilizar a melhoria do aparelhamento das regionais do DER, principalmente no que diz respeito à questão da disponibilização de maquinário, que é uma das principais demandas dos municípios. “Temos que aglutinar todos os esforços para que os prefeitos possam ter todo suporte técnico na execução das obras destinadas a cada comunidade” acrescentou. O Secretário ressaltou que o governo Aécio Neves está desenvolvendo um cronograma de investimentos na área de infra-estrutura, que contempla o maior programa de obras da história do Estado. Agostinho Patrus se referiu principalmente ao Proacesso, que beneficiará 224 municípios, ainda sem acesso por estradas asfaltadas, dos quais 60% se encontram nos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e região Noroeste. A primeira etapa do Proacesso, lançada recentemente pelo Governador, contempla 63 trechos rodoviários, beneficiando diretamente 63 municípios. De acordo com o Secretário, apenas neste ano, as obras vão gerar 50 mil empregos diretos.O Secretário disse ainda que o governo estadual está envidando todos os esforços na busca de recursos para a manutenção e ampliação da malha rodoviária de Minas Gerais e no incremento dos outros modais de transportes.