Primeira reuinião do corpo gerencial da SETOP

Com a presença do Secretário de Transportes e Obras Públicas, Deputado Agostinho Patrús, foi realizada, na última quinta-feira, dia 1º, a primeira reunião do corpo gerencial da Setop. O objetivo da reunião foi apresentar um balanço das atividades realizadas pela pasta, bem como apresentar as diretrizes para este ano. O Secretário disse que, seguindo orientação do Governador Aécio Neves, o ano de 2004 será o ano do investimento. “Dos diversos projetos estruturadores do Governo do Estado, quatro estão sob a gerência da Setop, o que exigirá grande envolvimento e dedicação de todo corpo técnico da Secretaria,” ressaltou. Entre os projetos estruturadores, o Secretário explicou que o Proacesso permitirá a pavimentação de todos os 224 municípios que ainda não possuem ligação asfáltica. Em sua primeira etapa, o programa envolve 63 trechos, totalizando 1260 km, cujos recursos são da ordem de 249 milhões de reais. Além disso, Agostinho Patrus fez menção ao Pro-MG, projeto no qual serão investidos 70 milhões de reais para a reforma e melhoria da malha rodoviária estadual.O Secretário informou ainda que até o final desse semestre, a Setop estará ocupando outro prédio, atendendo determinação do Governo do Estado, que pretende criar um centro cultural na Praça da Liberdade. Na oportunidade, a Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Mércia Fátima Cardoso de Andrade, ressaltou a necessidade de todos os setores da Setop se adaptarem ao novo modelo de gestão, sobretudo no que diz respeito a implantação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad).O Superintendente de Transportes, Luiz Adolpho Vidigal Borlido apresentou os projetos em desenvolvimento na sua área, destacando os estudos para a revitalização das ferrovias turísticas e o projeto de navegabilidade do Rio São Francisco.Já o superintendente de Obras Públicas, José Geraldo Milagres salientou a importância, principalmente para o escoamento da safra agrícola e ao atendimento das populações rurais, os projetos em execução na sua área referente à destinação aos municípios de mata-burros, vigas metálicas, “Armico” e abrigos para passageiros. Ele ressaltou ainda a importância de se desenvolver projetos para a construção de passarelas para pedestres, o que possibilitará o aumento da segurança da população moradora de áreas periféricas às rodovias.O Auditor Bernardo Oliveira Daibert, apresentou o novo modelo adotado pela Setop nos trabalhos de auditoria setorial, ações estas que obedecem as novas diretrizes traçadas pela Auditoria Geral do Estado.Participaram da reunião o chefe de Gabinete Robson Borchio, o Assessor Chefe da Assessoria de Apoio Administrativo, José Oswaldo Albergaria de Carvalho e o Assessor Jurídico Geraldo Eustáquio Gonçalves, além dos diretores de áreas.