O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas), realiza, nos dias 28 e 29 de janeiro (terça e quarta- feira), no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, campanha sobre a importância do uso de cinto de segurança nos ônibus intermunicipais.

De acordo com a Resolução do CONTRAN nº 14/98, a existência de cinto de segurança é obrigatória para todos os veículos do transporte coletivo intermunicipal.

O objetivo da campanha é sensibilizar os passageiros sobre a importância deste equipamento para proteger a vida, reduzindo as consequências no caso de um acidente.

Desde 1999, os ônibus são obrigados a saírem de fábrica com o cinto de segurança. Considerando as necessidades de serviço, quase todos os veículos já estão dotados deste equipamento.

Apesar da importância do cinto de segurança na redução das mortes nas estradas, as pessoas ainda não possuem o hábito de utilizá-lo. Conforme dados da ANTT, sua utilização reduz em até 40% das mortes em acidentes, envolvendo ônibus.

A abertura da Campanha será na terça-feira (28), às 10h, no Hall principal do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.