Durante a 144ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Baixo Sapucaí, AMBASP, em São Bento Abade, região Sul de Minas, nesta quarta-feira, 24, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, apresentou o novo programa de aceleração do desenvolvimento dos municípios mineiros, o ProMunicípios, lançado pelo governador Anastasia no último dia 11.

A previsão do Governo é de que sejam investidos, somente neste ano, R$ 2,1 bilhões em infraestrutura viária, veículos, máquinas e equipamentos rodoviários. As obras de infraestrutura serão de calçamento, afaltamento, construção de pontes e recuperação de estradas vicinais. Os veículos e máquinas serão divididos em três categorias de caminhões (pipa, basculantes e compactadores de lixo), motoniveladora, retroescavadeira e pá carregadeira de rodas. Haverá ações também nas áreas da educação e saúde.

O programa beneficiará todos os municípios mineiros com população de até 100 mil habitantes. Os repasses variam de R$ 350 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a população do município. Dentro da faixa, a prefeitura poderá escolher por receber equipamento ou veículo, celebrar convênio para realização de obra, ou também poderá optar pelas duas opções.

Os municípios interessados em participar do programa devem preencher formulário, até o dia 15 de maio de 2013, no endereço www.mg.gov.br/promunicipio

O secretário Carlos Melles disse que o ProMunicípios vem para desenvolver e fortalecer ainda mais a infraestrutura municipal. "Este programa reafirma o compromisso do Governador Anastasia em realizar parcerias com os municípios que visem à boa prestação dos serviços para todos os cidadãos mineiros", afirmou o secretário que finalizou dizendo que Minas Gerais se diferencia na qualidade da gestão, já que a todo momento prevalece o zelo com os gastos públicos.

"Com a realização deste evento tenho a certeza de que todos nós prefeitos sairemos robustecidos e fortalecidos para que, no exercício das nossas funções públicas, possamos proporcionar melhores condições de vida para nossos munícipes", comentou o prefeito de São Bento Abade e presidente da AMBASP, Reinaldo Vilela Paranaíba Filho.

Ações no Sul do Estado

Melles apresentou, também, os resultados dos demais programas da Setop na região Sul de Minas. Dos 24 trechos do ProAcesso, que somam 461,7 quilômetros, 18 já estão concluídos, totalizando 333,3 quilômetros pavimentados. Serão investidos R$ 300 milhões neste pacote de obras.

Pelo Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias, PROMG, foram recuperados 1.452,7 quilômetros da malha estadual com investimentos de R$ 455 milhões. As Coordenadorias Regionais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, DER/MG, de Itajubá, Poços de Caldas, Varginha e Passos participam do programa.

Quarenta e duas intervenções estão previstas pelo Caminhos de Minas na região, totalizando 950,8 quilômetros de estradas que serão pavimentadas. Na Regional de Varginha 11 trechos serão contemplados, somando 292 quilômetros. Destes, cinco projetos de engenharia já estão em andamento.

O Programa Aeroportuário de Minas Gerais, ProAero, que visa dar acesso aeroviário a todas as regiões do Estado, já investiu R$ 25 milhões nos aeroportos de Guaxupé, Ouro Fino, Piumhi e Lavras. Para os aeroportos de Poços de Caldas, Três Corações e Caxambu estão previstas reformas e melhorias com valor estimado de R$ 35,4 milhões. A obra do aeroporto de Itajubá já foi licitada, com valor previsto de R$97 milhões.

Entre 2003 e 2013 foram investidos R$139 milhões em obras diversas nos municípios da região pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, DEOP-MG. Dentre algumas intervenções estão reformas de delegacias, construções de escolas e reforma de pronto atendimento.

Desde 2003 foram celebrados 107 convênios com os 21 municípios da AMBASP. Foram liberados recursos da ordem de R$ 25,5 milhões para a execução de obras de melhorias de vias públicas, construção de pontes, de equipamentos esportivos, dente outras.

AMBASP

Vinte e um municípios fazem parte da Associação: Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Coqueiral, Cordislândia, Elói Mendes, Fama, Ilicínea, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações,Três Pontas e Varginha.

Estiveram presentes na Assembléia o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana - SEDRU, Bilac Pinto, o deputado estadual Dilzon Melo, o subsecretário de Infraestrutura da Setop, Álvaro Goulart, a subsecretária de Política Urbana, Tereza Navarro, o presidente da COHAB MG, Octacílio Machado Júnior, a assessora especial da SEDRU, Edicleusa Veloso Moreira, o gerente do Banco do Brasil de Relacionamento com o Governo, Valdir Alves, o engenheiro ambiental da AMBASP, Elton Chagas Silva, prefeitos da região e demais lideranças comunitárias.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais