Foto: Lucia Sebe
Foto: Lucia Sebe

O governador Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Projeto Terminais Metropolitanos de Integração. O objetivo é melhorar o transporte público de passageiros e aumentar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias. Serão anunciados investimentos da ordem de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas no programa.

Durante a solenidade o governador assinou despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) que tenham por prioridade, no âmbito do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração, a adoção de providências necessárias para a construção de terminais nos municípios de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasino, além da construção e reforma de terminais em Belo Horizonte, contemplando ações de melhorias em seus entornos e vias de acesso.

"O tema metropolitano é fundamental, porque essa conurbação urbana que se espalha sem controle e sem identificar limites físicos concretos, aonde vai Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Betim, e as tantas cidades que integram a região e até o Colar Metropolitano significam uma nova realidade. Essa realidade não é fácil de ser gerida. Temos problemas de segurança, de saúde, de educação, de transporte, de resíduos, diversos temas que se estendem além do interesse municipal. O interesse não é só de Belo Horizonte, de Santa Luzia, de Contagem, mas na realidade é de todos que integram essa Região Metropolitana", disse Anastasia.

O prefeito de Santa Luzia, Carlos Alberto Calixto, falou sobre a participação do Governo do Estado no planejamento do transporte na Região Metropolitana. "Mais de 70 linhas que servem somente a Santa Luzia causam transtorno na Linha Verde. Imaginando-se que cada ônibus, que tem no mínimo 20 metros de ocupação, nós temos quase dois quilômetros só de Santa Luzia. Ao longo do dia, as mesma 70 linhas continuam a funcionar ociosas, dez passageiros num ônibus, cinco no outro, e isso fazendo mal a todos os bolsos e até à nossa economia", explicou o prefeito ao falar sobre a importância da criação dos terminais metropolitanos.

O governador destacou que o modelo de gestão adotado pelo governo mineiro desde 2003 permitiu o equilíbrio fiscal para tomada de empréstimos para a realização de investimentos como os dos terminais metropolitanos. "Esses recursos são oriundos dos empréstimos que conseguimos, graças ao equilíbrio financeiro alcançado por Minas Gerais, por meio do Choque de Gestão, e da nota que alcançamos na Standard & Poor's e da Moody's, que são agências internacionais de rating, que autorizaram o Estado de Minas Gerais, portanto, a alavancar recursos expressivos para o desenvolvimento dos projetos estratégicos como é o caso da mobilidade da Região metropolitana", frisou Anastasia.

Terminais

Serão 13 terminais de integração na RMBH. Os locais para a construção dos terminais foram escolhidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital; minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residências. Os usuários serão levados por linhas alimentadoras até os terminais, onde poderão optar por linhas expressas ou semiexpressas para chegar à região central da capital mineira.

O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte está implantando o BRT. Desses 13 terminais, sete comporão o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária. As linhas troncais do BRT utilizarão os corredores que estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. Ao longo destas avenidas serão instaladas estações, equipadas painéis informativos de chegadas e partidas dos ônibus e câmeras de vigilância. A validação do acesso é feito fora dos veículos em catracas de acesso às plataformas, que serão elevadas para um embarque em nível.

Os terminais serão construídos em Contagem nos bairros Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim; no bairro Morro Alto, em Vespasiano; no bairro São Benedito, em Santa Luzia; em Justinópolis e no bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves; em Ibirité, em Sarzedo. Em Belo Horizonte será construído o Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar e modernizados três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central de BRT).

Durante a solenidade, o governador agradeceu às empresas privadas que doaram terrenos para a construção dos terminais, barateando o custo e ganhando tempo para evitar a desapropriação.

Metrô BH

A construção dos terminais metropolitanos se complementa com as obras de modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte, que já está em fase de estudos e licitação, que vai facilitar ainda mais o deslocamento na capital mineira e entorno.

"Há um trabalho integrado entre o Governo do Estado e a prefeitura, com o acompanhamento e financiamento da União. Estamos já com as diversas etapas sendo realizadas. Publicamos uma consulta para a parte da parceria público-privada e acreditamos que vamos ter muitos interessados. Pelo cronograma parte da operação já se daria talvez no início do ano que vem. A linha subterrânea, que vai passar debaixo do centro da cidade, essa, até pela dimensão, vai demorar um pouco mais", afirmou o governador.

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