Crédito: Mércia Lemos

Os desafios da inovação em empreendimentos de construção civil foi o foco do seminário "Novas Tendências na Gestão de Empreendimentos de Construção", realizado nesta quinta-feira (20), pela Subsecretaria de Infraestrutura, por meio da Superintendência de Infraestrutura Governamental (SIG), em parceria com a Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação (AGEI).

Para o subsecretário de Infraestrutura, Bruno Alencar, o seminário abordou uma temática importante para a administração pública. "Inovação configura ações previamente pontuadas, onde buscamos agregar valor e eficiência, é garantir que o projeto seja entregue em conformidade com os parâmetros definidos", destacou.

O palestrante, professor e engenheiro Paulo Andery, abordou o quadro de mercado e tendências na gestão de empreendimentos privados e públicos; valorização das etapas de concepção e projeto, obras públicas, aplicação adequada dos conceitos, insights na gestão do processo de projeto, como o uso de modelos de projetos complexos, sustentabilidade, projetos integrados, normas de desempenho, entre outros. "O objetivo é proporcionar alguns insigths sobre a tendência de mercado no que diz respeito à gestão de processo de empreendimentos de construção civil", acrescentou.

O seminário foi direcionado para diretores, gerentes e técnicos do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (DEOP-MG) e demais envolvidos com obras públicas em Minas Gerais.

Palestrante

Paulo Andery possui graduação em Engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997).

Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão do Processo de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade em empresas e empreendimentos de construção civil e gestão do processo de projeto (design e project management). Desenvolve atividades de extensão acadêmica junto a empresas e associações, e é membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Gestão do Processo de Projeto, C.O. Líder em grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ e coordenador do Grupo de Trabalho em Gestão do Processo de Projeto na UFMG.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais