Divulgação Impressa MG

Com o objetivo de viabilizar a operação da aviação regular nos aeroportos de Patos de Minas, São João del-Rei e Diamantina, no que diz respeito às normas de combate a incêndio estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), responsável pelo Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), realizou registro de preço para aquisição de caminhões de combate a incêndio para esses três aeroportos.

O contrato com a empresa fornecedora dos veículos, no valor de R$ 4,5 milhões, foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais no último dia 31 de outubro. Ele prevê a aquisição de três caminhões com as características técnicas exigidas pela Anac, sendo um para cada aeroporto e atendimento exclusivo para operação aérea sem interrupção. Os novos caminhões devem entrar em operação no segundo semestre de 2013.

Trata-se de uma das ações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que define medidas para adequação às normas de combate a incêndio nos aeródromos. O TAC foi entregue, em Brasília, no início de novembro e foi assinado pela Anac. Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, "os entendimentos fazem parte de uma série de ações para proporcionar a melhoria dos aeroportos de Minas Gerais, mantendo sua qualidade e segurança".

Equipes especializadas e equipamentos

Inicialmente, bombeiros militares treinados para combate a incêndio em aeródromos irão operar os caminhões, conforme estabelecido no TAC, até que seja providenciado o treinamento de equipes de brigadistas em cada cidade. Cada caminhão contará com, no mínimo, quatro brigadistas. O treinamento será realizado pelo Comando da Aeronáutica ou pela Infraero no momento oportuno.

Proaero

O Programa Proaero investiu, no período de 2003 a 2012, o equivalente a R$ 315 milhões - sendo R$ 265 milhões do Governo do Estado e R$ 50 milhões do Governo Federal - na melhoria, reforma e ampliação de 23 aeroportos em todo o Estado.

Para os próximos anos, o programa deverá negociar recursos da ordem dos R$ 240 milhões, que deverão ser investidos na rede de aeroportos do Proaero. Minas, segundo levantamento da Anac, possui o maior número de aeroportos públicos do país, cerca de 93, sendo 12 pela Infraero e o restante pelo Proaero.

O objetivo do Programa Proaero é a implementação e adequação da infraestrutura aeroportuária do Estado, para dotar o território mineiro de uma malha de aeroportos capaz de atender a demanda de passageiros, incrementando as demandas de turismo, negócios, segurança e saúde, compatibilizando-a ao desenvolvimento econômico regional e ao transporte aéreo.

Os projetos e obras nos aeroportos são contratados e fiscalizados pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) e supervisionados pela Setop.

Investimentos em 23 aeroportos

Mapa Aeroviario

Malha aeroviária mineira – 93 aeroportos homologados

Detalhe Mapa Aeroviario

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais