De acordo com o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, os projetos são necessários para estabelecer com maior precisão, junto com os serviços de sondagem que estão em andamento, os custos das obras. O custo do projeto básico para as Linhas 1 e 2 está estimado em R$ 18,5 milhões e, para a Linha 3 cerca de R$ 14,6 milhões, sendo o prazo estimado de ambos de 12 meses.

Três consórcios participaram do processo de licitação do Edital 003/2012 para a elaboração dos projetos das Linhas 1 e 2: Consórcio EPC - Consol - Egisvega, constituído pelas empresas EPC - Engenharia Projeto Consultoria S/A, Consol - Engenheiros Consultores e Vega Engenharia e Consultoria Ltda; Consórcio Belo Horizonte, pelas empresas Enefer Consultoria, Projetos Ltda, Vertran Gerenciamento e Controle de Tráfego Ltda e CNEC Worley Parsons Engenharia S/A; e Consórcio ECEP Metrô, pelas empresas Engesolo Engenharia Ltda, Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Enecon S/A (Engenheiros e Economistas Consultores) e Planex S/A (Consultoria de Planejamento e Execução).

Para a execução do projeto da Linha 3, os Consórcios participantes do Edital 004/2012 foram: Consórcio METROBH Linha 3, constituído pelas empresas Arcadis Logos S/A e Leme Engenharia; Consórcio EPC - Consol - Egisvega, constituído pelas empresas EPC - Engenharia Projeto Consultoria S/A, Consol - Engenheiros Consultores e Vega Engenharia e Consultoria Ltda; e Consórcio BH3-PSG, pelas empresas Sistran Engenharia Ltda, Pólux Engenharia Ltda. Geocompany - Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente.

A sessão de hoje foi dedicada à abertura dos envelopes de documentação e conhecimento da mesma pelos representantes dos Consórcios, sendo que sua análise será feita ao longo da próxima semana.

Escopo básico das Novas Linhas e dos melhoramentos

Para a Linha 1 está prevista a reforma e melhoria das estações, aquisição de novos trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação de aproximadamente 1,7 Km desta linha entre a Estação Eldorado até a futura Estação Novo Eldorado.

A Linha 2, com extensão de 10,5 quilômetros, ligará o Barreiro a região do Bairro Calafate, sendo previstas sete estações denominadas inicialmente de Nova Suiça (que realizará interligação com a Linha 1), Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmam e Barreiro, que interligará com a Estação BHBus Barreiro.

Com previsão de 4,5 quilômetros de extensão e totalmente subterrânea, a Linha 3 ligará a região da Savassi à Lagoinha, com cinco estações previstas nas proximidades da Lagoinha, Praça Sete, Palácio das Artes, Praça Tiradentes e Savassi.

Sondagem

Os trabalhos de sondagem para as Linhas 1, 2 e 3 continuam avançando. Até o dia 26 de outubro, foram realizados mais de 2.400m de sondagem totalizando 122 furos. No eixo da Linha 3, a sondagem já aconteceu na Praça Sete, no quarteirão da Rua dos Carijós, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Espírito Santo; no pátio inferior da Rodoviária; e ao longo da rua Pernambuco, entre a Av. Afonso Pena e Rua Aimorés. Já na Linha 2 foram realizadas Sondagens ao longo da Linha Férrea do Barreiro até as proximidades do Anel Rodoviário. A fim de produzir informações mais precisas sobre o subsolo da Linha 3, também já foram realizados ensaios geofísicos não destrutivos ao longo do eixo.

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Crédito Débora Ozório
Crédito Débora Ozório

A Empresa Pública de Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A - Metrominas, vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou, nesta quarta-feira (31), a abertura das licitações que objetivam a realização de projetos básicos para elaborar os estudos e projetos de engenharia das Linhas 1, 2 e 3 do metrô.