 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou, na última quinta-feira (18.10), no Diário Oficial Minas Gerais, o decreto N° 667, que autoriza a desapropriação para a construção do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A área de 90,08m² facilitará a manobra dos ônibus. As estações serão localizadas no canteiro central.
O valor da desapropriação da área está em fase de avaliação e a previsão de acordos é até dezembro de 2012. Após a desapropriação, o início das obras está previsto para maio de 2013, e o valor da obra será definido após a conclusão dos projetos de engenharia. Atualmente, 26 linhas metropolitanas utilizam o local desde 2009.
O Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro será um dos 13 terminais que contribuirá para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte. A implantação dos terminais faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente através de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, através de bilhetagem eletrônica.
De acordo com o secretário-adjunto da Setop, Fabrício Sampaio, com os terminais os usuários terão múltiplas possibilidades de itinerários, menor tempo de espera para as partidas, maior conforto e atendimentos diferenciados ao longo do dia. "A implantação destes terminais vai garantir a mobilidade e funcionalidade do sistema metropolitano de transportes", falou.
Terminais
Está prevista a implantação de 13 terminais nos municípios de Contagem (3), Ribeirão das Neves (1), Vespasiano (1), Santa Luzia (1), Ibirité (1), Sarzedo (1), Betim (1) e Belo Horizonte (4), sendo que 3 são reformas. Deste total, sete terminais serão integrados ao sistema BRT a ser implantado nos principais corredores viários de Belo Horizonte, nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I.
Para a implantação dos terminais, estão estimados valores da ordem dos R$ 135 milhões, acrescidos de R$ 30 milhões para melhoramento dos acessos aos terminais, mas os custos detalhados só serão conhecidos após elaboração das planilhas obtidas com os projetos de engenharia. A previsão é de que os terminais que atendem o sistema BRT Metropolitano sejam concluídos até a Copa de 2014, e os demais, a partir de 2015.
| Contagem | Localização | 
| Terminal Nova Contagem | Vereador José Ferreira (Próximo bairro Darcy Ribeiro) | 
| Terminal Ressaca | Rua São Lorenço | 
| Terminal Tancredo Neves | Avenida Babita Camargos | 
| Ribeirão das Neves | 
 | 
| Terminal Justinópolis - BRT | Bairro Urca | 
| Vespasiano | 
 | 
| Terminal Morro Alto - BRT | Bairro Nova Pampulha | 
| Santa Luzia | 
 | 
| Terminal São Benedito - BRT | Conjunto Cristina | 
| Ibirité | 
 | 
| Terminal Ibirité | Avenida Renato Azeredo | 
| Sarzedo | 
 | 
| Terminal Sarzedo | MG-040 | 
| Betim | 
 | 
| Terminal Betim | BR - 381 | 
| Belo Horizonte | 
 | 
| Terminal Bernardo Monteiro - BRT | Avenida Bernardo Monteiro | 
| Reformas | 
 | 
| TERGIP (Depois da mudança da rodoviária) - BRT | |
| VILARINHO - BRT | |
| SÃO GABRIEL - BRT | 
 | 
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais