A disponibilização de projetos padronizados e o programa de doação de materiais desenvolvidos no âmbito da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG) foram temas abordados na edição de setembro da Revista Infraestrutura Urbana, que traz iniciativas inovadoras na área de projetos e custos de engenharia. A matéria destacou a viabilização de pontes em estradas vicinais, por meio da doação de elementos estruturais como vigas metálicas e tabuleiros, bem como as soluções técnicas diversas ofertadas por meio da execução dos projetos-padrão.

Implementado em 2008, o programa de Doação de Materiais é coordenado pela Diretoria de Atendimento aos Municípios, no âmbito da Subsecretaria de Infraestrutura. Trata-se de uma iniciativa de apoio à infraestrutura dos municípios mineiros, contribuindo de maneira eficaz para a mobilidade urbana e rural. Dados da Diretoria apontam que, ao todo, já foram doados cerca de 1.500 conjuntos de vigas de aço e 2.700 unidades de blocos/lajes pré-moldados.

Além do fornecimento das vigas e tabuleiros, a Setop disponibiliza gratuitamente às prefeituras os denominados projetos-padrão, que oferecem soluções de menor custo e maior agilidade para a execução de pontes vicinais. Ao todo, já foram desenvolvidas cinco tipologias de projetos referenciais de pontes com vigas metálicas de dimensões de 8, 10, 12, 15 e 18 metros de comprimento, sendo três opções distintas de tabuleiros: pré-moldado in loco com uso de pré-laje, em concreto moldado in loco ou pré-fabricado.

"Trata-se de uma iniciativa que solidifica o papel da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas enquanto órgão estratégico na política de apoio à infraestrutura municipal. Tais ações alcançam um impacto expressivo e enorme alcance social, contribuindo para melhores padrões de mobilidade nos municípios mineiros, bem como para uma melhoria dos padrões de competitividade", destacou o subsecretário de Infraestrutura, Bruno Oliveira Alencar.

Ressalta-se que a adoção de projetos-padrão pela Secretaria já foi tema abordado pela revista em dezembro do último ano, quando se destacaram as tipologias e os benefícios vinculados à padronização de projetos para construção de capela velório.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais