Foto: Divulgação

O secretário de infraestrutura do estado de Santa Catarina, deputado estadual Valdir Cobalchini, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Regional da cidade de Tubarão, Haroldo Silva, realizou na última quarta-feira (20/06), uma visita ao Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), Presidente Itamar Franco, com o objetivo de conhecer a experiência mineira na implantação e gestão público-privada do aeroporto.

O secretário de Santa Catarina, disse estar "impressionado com o nível de profissionalismo" da empresa que agora administra o ARZM. "Não adianta o estado arcar com um grande investimento e, depois da obra concluída, não se preocupar com a gestão desta infraestrutura", disse Cobalchini. Os resultados positivos alcançados pela implantação de linha regular entre a Zona da Mata e o aeroporto de Viracopos (SP), mostra o ARZM, ao final do primeiro ano de funcionamento, como o quarto aeroporto mineiro no transporte de passageiros.

"Com a conclusão da estrutura do Aeroporto Regional da Zona da Mata, que esperamos para setembro, o aeroporto poderá atuar na sua plenitude no atendimento ao transporte aéreo de passageiros e cargas, tornando-se, desta forma, um importante hub logístico, e se apresentando como um canal de importações e exportações, capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região" explicou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles.

Modelo de Gestão<

No modelo de gestão empregado no ARZM, que deverá servir de modelo para o aeroporto de Jaguaruna, em Santa Catarina, o Governo de Minas é o responsável pela fiscalização e segurança do empreendimento e a operação é terceirizada. Atualmente, a operação está sob a concessão da Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada para a realização dos serviços de apoio logístico, atração e distribuição de cargas, administração e conservação.

Para o Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Setop, Diego Vettori, a visita da comitiva de Santa Catarina ao Aeroporto Presidente Itamar Franco demonstra o sucesso do planejamento da Setop na operação do ARZM. "Ficamos satisfeitos em saber que podemos servir de modelo para outros estados. Isto pode ser considerado um sinal de que o poder público e a iniciativa privada podem caminhar juntos na busca de melhores resultados para a sociedade", concluiu Vettori.

Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco

O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado entre Goianá e Rio Novo, foi construído com o objetivo de atender à demanda de transporte aéreo de toda a região da Zona da Mata, e, como consequência de sua vocação logística, possibilitar a integração com os principais eixos econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O aeroporto foi homologado para vôos diurnos em 2007 e, em setembro de 2011, a Anac concedeu a homologação também para vôos noturnos por instrumento. Desde o início da aviação regular, em agosto de 2011 até o mês de maio, já passaram pelo aeroporto mais de 55 mil passageiros.

Foram investidos R$ 92,7 milhões na construção e implantação do aeroporto e o último investimento do Governo de Minas, foi dividido em duas etapas, a primeira representando um investimento de cerca de R$ 12 milhões, tem por objetivo a ampliação da capacidade de uso da pista de pouso e decolagem. Atualmente a pista de 2.500 metros opera com 1.800 metros. Os processos de homologação para operação total da pista devem acontecer com a conclusão da segunda etapa deste trabalho, em setembro, orçada em cerca de R$ 10 milhões.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais