Crédito Mercia Lemo
Crédito Mercia Lemos

Iniciativa da Setop representa uma oportunidade para que o setor privado agregue contribuições e valores aos projetos do Estado

Com o intuito de apresentar aos gestores da administração pública mineira as últimas tendências do mercado sobre métodos construtivos, bem como discutir a viabilidade de absorção desses métodos pelos órgãos executores de obra do estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras públicas (Setop) realizou, nesta quinta feira (14), o seminário “Inovações Tecnológicas em Sistemas Construtivos no Âmbito da Infraestrutura Governamental” em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Durante o evento, os palestrantes convidados apresentaram o atual panorama da construção civil no Brasil, os sistemas construtivos capazes de trazer previsibilidade, sustentabilidade e eficiência às edificações e demais infraestruturas. Além disso, o seminário apresentou também as possibilidades de licitação e contratação, para que a administração pública seja capaz de incorporar esses benefícios à realidade das obras que ela executa.

Segundo o subsecretário de Infraestrutura, Bruno Alencar, “o governo de Minas Gerais é um governo que tem primazia pela gestão, pela coisa pública feita de forma séria e eficiente”. “Nós temos a clareza da importância do papel que o setor de infraestrutura tem nesse processo. Toda política pública, para o seu exercício pleno, necessita de infraestrutura predial. Não existe política pública sem escola, sem hospital, ou cadeia” ressaltou.

Para o gerente regional da ABCP, Lincoln Raydan, esta é uma oportunidade de o setor privado agregar contribuições e valores aos projetos do Estado. “As obras e os investimentos são da sociedade. A iniciativa privada tem o interesse de desenvolver melhores práticas, articular toda a cadeia de produção, desde projetista, órgãos contratantes, construtoras e fornecedores, para que lá na frente as obras saiam a contento” afirmou.

Modelo de governança de obras públicas

O evento representa mais uma iniciativa com foco em inovação, uma das frentes de trabalho do Modelo de Governança de Obras Públicas, idealizado pela Superintendência de Infraestrutura Governamental da Setop. Esse Modelo é constituído por um conjunto de metodologias, processos e fluxos transversais de trabalho que visam coordenar todos os atores envolvidos na execução das obras públicas.

Face ao expressivo volume de recursos públicos sob responsabilidade do Deop-MG e à relevância estratégica de diversas obras para a consecução das políticas públicas do Governo de Minas, o Modelo foi estruturado para viabilizar empreendimentos públicos de qualidade, a preços justos e em prazos adequados, bem como publicizar informações atuais e confiáveis à Administração Estadual e à sociedade civil. “Dessa forma, confere-se a uma pasta tão importante como a de Infraestrutura o devido tratamento gerencial para que sejam entregues resultados satisfatórios à sociedade”, ressaltou a diretora de Planejamento e Inovação da Setop, Gabriela Pinheiro.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais